Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | COLETO, GARDÊNIA FERNANDES | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T12:14:37Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T12:14:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36937 | - |
dc.description.abstract | The research has as its moving axes ancestry, feminism and the artistic process, aiming at
the creation/reflection of/on dancing actions in the face of sexist and ultraconservative
postures present in patriarchy. Coletiva Rua das Vadias [name under transformation] – a
group of women dedicated to the arts of the body of which I am a member – appears as a
place of creative effervescence to think about such actions. Blood trails lead us to the
discovery of raped-silenced-murdered bodies by the supremacy of androcentric power,
permeating the gestation-creation of dances of (r)existence. Feminist critiques of
scientific rationality/objectivity will guide the writing, allowing the text to be
contaminated by imagery fragments, in the search for interfaces between text and dance.
We chose the e-zine format as support, building a hypertext from the choices and
windows opened along the way. The research is spread across #8eight e-zines{and a
preview of #9nine for future urgency]. The transit between individual and collective
memories will be informed by statistical data, historical facts, documentary and fictional
writings around reflections on changes and perpetuations concerning gender violence.
The theoretical framework will be composed of feminist theorists, poets and artists,
moving between different discursive textures, such as academic text, prose, poetry,
images and knowledge incorporated in the presence-action-dance. Different speech bodies connected to question limiting hierarchies of knowing. Which paths to take to
meet these voices-movements-bodies? How to ignite transformative desires through
artistic actions? | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Processo artístico | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Violências de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Artistic process | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Feminism | pt_BR |
dc.subject.other | Gender-based violence | pt_BR |
dc.title | [DES]INTEGRADA: INFLAMAÇÕES ARTÍSTICAS PARA UMA DANÇA COLETIVA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela Bemfica | - |
dc.contributor.referee2 | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.referee3 | Leite, Fernanda Capibaribe | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0257944459379873 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como eixos moventes a ancestralidade, o feminismo e o processo artístico,
direcionando-se à criação/reflexão de/sobre ações dançantes frente às posturas machistas e
ultraconservadoras presentes no patriarcado. A Coletiva Rua das Vadias [nome em
transformação] – grupo de mulheres dedicado às artes do corpo do qual sou integrante aparece como lugar de efervescência criativa para pensar tais ações. Rastros de sangue nos
conduzem à descoberta de corpos violentados-silenciados-assassinados pela supremacia do
poder androcêntrico, permeando a gestação-criação de danças de (r)existência. Críticas
feministas à racionalidade/objetividade científica nortearão a escrita, permitindo ao texto
contaminar-se por fragmentos imagéticos, na busca de interfaces entre texto e dança.
Escolhemos como suporte o formato de e-zine, construindo um hipertexto a partir das
escolhas e janelas abertas no caminho. A pesquisa esparrama-se em #8 (oito) e-zines [mais
uma prévia do #9 (nove) por urgência de futuro]. O trânsito entre memórias individuais e
coletivas será informado por dados estatísticos, fatos históricos, escritas documentais e
ficcionais em torno de reflexões acerca das mudanças e perpetuações concernentes às
violências de gênero. O referencial teórico será composto por teóricas feministas, poetas e
artistas, transitando entre diferentes tessituras discursivas, tais como texto acadêmico,
prosa, poesia, imagens e saberes incorporados na presença-ação-dança. Diferentes falas corpos conectados para questionar hierarquias limitantes do conhecer. Quais caminhos
percorrer para o encontro dessas vozes-movimentos-corpos? Como inflamar desejos
transformadores a partir de ações artísticas? | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|