https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36927
Tipo: | Tese |
Título: | Trabalho emocional de policiais militares: do mapeamento de demandas emocionais ao treinamento em regulação emocional |
Título(s) alternativo(s): | Police officers’ emotional labor: from mapping emotional labor demands to training in emotional regulation |
Autor(es): | Guedes, Hannah Dantas |
Primeiro Orientador: | Gondim, Sônia Maria Guedes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Ana Paula Grillo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carvalho, Carla Maria Santos de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Carneiro, Laila Leite |
metadata.dc.contributor.referee4: | Souza, Marcos Aguiar de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Gondim, Sônia Maria Guedes |
Resumo: | A presente tese se dedica ao estudo do trabalho emocional em policiais militares. Considerando a relevância social dessa categoria de trabalhadores para a segurança e estabilidade social, objetivou-se avaliar a efetividade de um treinamento para aprimorar o repertório de estratégias regulatórias e reduzir o estresse de policiais militares a partir do mapeamento das demandas de trabalho emocional desses profissionais. Para alcançar esse amplo objetivo foram desenvolvidos três estudos. No primeiro deles, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de analisar os estudos empíricos sobre treinamentos e intervenções com foco em saúde mental de policiais. Após delimitação dos critérios de busca e inclusão, foram encontrados e analisados 30 artigos, que foram categorizados a partir da Taxonomia de Bloom (domínios de aprendizagem: cognitivo, afetivo e psicomotor). Duas categorias foram criadas, a dos treinamentos que utilizaram domínios mistos e a segunda categoria com treinamentos de domínio único. Os resultados apontaram para um crescimento nas publicações após 2018 e para o predomínio de treinamentos que utilizaram os três domínios de aprendizagem. O segundo estudo teve como objetivo a caracterização das demandas emocionais dos policiais militares requeridas pela ocupação e também pela corporação mediante as técnicas de análise documental, entrevista e grupo focal. A análise documental foi realizada a partir do Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia, em que foram identificadas três categorias (demandas relacionadas à missão da corporação; demandas relacionadas ao papel profissional de militar; demandas relacionadas a conduta pessoal). Posteriormente foi realizada uma entrevista com um comandante da polícia e um grupo focal com três participantes. A análise da entrevista e grupo focal foi elaborada com apoio do software IRAMUTEQ e foram identificados dois eixos e três classes. O primeiro eixo foi nomeado de “Demandas provenientes da sociedade” (classe 3) e o segundo eixo “Demandas do papel profissional”, que se dividiu em duas classes: “Estados afetivos” (classe 1) e “Atendimento às normas institucionais” (classe 2). Por fim, o estudo 3 avaliou a efetividade de um treinamento elaborado a partir do resultado da revisão de literatura (estudo 1) e das demandas emocionais identificadas (estudo 2), para fins de aprimoramento do processo de regulação emocional e redução de estresse de policiais militares. Participaram do treinamento 44 policiais militares que foram divididos em grupo experimental e grupo controle. Os resultados mostraram que o grupo experimental diminuiu a desregulação emocional e o estresse logo após participação na intervenção e no follow-up. Esse estudo possibilitou a observação de mudanças processuais, contribuindo para a compreensão do ganho de repertório regulatório ao longo do tempo para os policiais militares, categoria ocupacional fortemente submetida a condições emocionais desafiadoras. Os três estudos contribuíram para uma melhor delimitação teórica do fenômeno da regulação emocional, considerando sua natureza dinâmica e os resultados apontam para contribuições práticas ao oferecer ajuda aos policiais no manejo do estresse e de suas experiências emocionais. |
Abstract: | This thesis focuses on studying emotional labor in police officers. Considering the social relevance of police officers for the security and stability of society, the objective of this work was assess the effectiveness of a training to improve the repertoire of regulation strategies and reduce the stress of police officers based on the mapping of their emotional labor demands. Study 1 was a systematic literature review which was conducted to analyze empirical studies on training and interventions with a focus on the mental health of police officers. Upon determining the search and inclusion criteria, 30 papers were found and analyzed, which were categorized by using Bloom’s Taxonomy (learning domains: cognitive, affective and psychomotor). Two categories were created: one category comprising mixed-domain training, and another one consisting of single-domain training. The results indicate a growth in the number of publications after 2018 and the predominance of training that used the three learning domains. Study 2 comprised document analysis, an interview, and a focus group, to characterize police officers’ emotional labor demands required by their occupation and by their corporation The analyzed document was the Statute of the Police Force of the State of Bahia, where we identified three categories (demands related to the mission of the corporation; demands related to the professional role of police officers; and, demands related to personal conduct). Subsequently, we conducted an interview with a police force chief and a focus group with three participants. The interview and focus group were analyzed by using the IRAMUTEQ software and two axes and three classes were identified. The first axis was named “Society demands” (class 3) while the second axis was named “Professional role demands”, which divided into two classes: “Affective states” (class 1) and “Compliance with institutional norms” (class 2). Finally, Study 3 assessed the effectiveness of a training designed on the outcomes of the literature review and the identified emotional labor demands, to improve police officers’ process of emotional regulation and stress reduction. Forty-four police officers split into an experimental group and a control group participated in the training. The results showed a decrease in emotional dysregulation and stress in the experimental group shortly after they participated in the intervention and follow-up. In this study procedural changes were observed, which contributed to understanding the gain of regulatory repertoire over time by police officers, who are a job category strongly subjected to emotional challenges. The three studies helped to better delimit the phenomenon of emotional regulation, considering its dynamic nature and the results indicate practical contributions by offering help for police officers to manage stress and their emotion experiences. |
Palavras-chave: | Trabalho emocional Regulação emocional Polícia Estresse no trabalho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36927 |
Data do documento: | 16-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGPSI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_HannahGuedes_RI.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.