Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36892
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas expográficas sobre o Egito Antigo: uma análise sobre a ausência das histórias dos comuns em exposições virtualizadas
Título(s) alternativo(s): Expographic narratives about Ancient Egypt: an analysis of the absence of the stories of the common in virtualizes exhibitions.
Autor(es): Ribeiro, Ana Letícia Rodrigues
Primeiro Orientador: Etchevarne, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Chapot, Gisela
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Sidélia Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Etchevarne, Carlos Alberto
Resumo: Essa dissertação foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, na linha 1 – Museologia e Desenvolvimento Social, e apoiada pela CAPES. Essa dissertação reflete sobre a tendência das narrativas em exposições virtualizadas de museus sobre o Antigo Egito, utilizando como recorte cinco exposições, sendo estas na Europa e América. A análise questiona a repetição de certas narrativas sobre Egito Antigo, uma inclinação padrão a trazer como foco temático grandes líderes e suas vidas, além de conhecimentos funerários, excluindo das exposições dos museus as vivências das pessoas comuns. Analisando até que ponto as narrativas construídas a partir dessas exposições, trazem de conhecimento do cotidiano da vida dos antigos egípcios comuns, e suas influências a partir de conceitos como Egiptomania e Orientalismo. Interpretando assim a relevância do cotidiano para estudos da subjetividade e cultura no tratamento expográfico, e seu reflexo no conhecimento influenciado aos visitantes. Assim, para a análise dessas exposições, utilizou-se o método qualitativo, buscando museus com acervo sobre o Egito Antigo em diversas partes do mundo e com acesso virtual de sua exposição presencial integralmente. A pesquisa tem como metodologia de abordagem o método analítico, construído a partir da análise das cinco exposições: Museu Egípcio e RosaCruz, Curitiba, Brasil; Centro cultural Banco do Brasil e a exposição sobre Egito Antigo trazida do Museu de Turim, da Itália; SmithSonian - Museu Nacional de História Natural, nos Estados Unidos; Museu Rosicrucian Egípcio, Califórnia, Estados Unidos; World Museum Liverpool, no Reino Unido. Ainda ao final é apresentado, um capítulo com bibliografia sobre egiptologia dos temas sugeridos para possíveis abordagens divergentes das já existentes. Buscando a pluralidade das representações e identificação e contínua admiração, não somente pelos governantes dos antigos reinos, mas também pelas mãos que os construíram.
Abstract: This dissertation was carried out in the Postgraduate Program in Museology of the Federal University of Bahia, in line 1 - museology and social development, and supported by CAPES. This dissertation reflects on the trend of narratives in virtualized exhibitions of museums about Ancient Egypt, using as cut out five exhibitions, these being in Europe and America. The analysis questions the repetition of certain narratives about Ancient Egypt, a standard inclination to bring as a thematic focus great leaders and their lives, in addition to funerary knowledge, excluding from museum exhibitions the experiences of ordinary people. Analyzing to what extent the narratives constructed from these exhibitions, bring from knowledge of the daily life of the ancient Egyptians, and their influences from concepts such as Egypomania and Orientalism. Thus interpreting the relevance of everyday life to studies of subjectivity and culture in expographic treatment, and its reflection in knowledge influenced to visitors. Thus, for the analysis of these exhibitions, the qualitative method was used, seeking museums with collection on Ancient Egypt in various parts of the world and with virtual access to their full face-to-face exhibition. The research methodology is the analytical method, constructed from the analysis of the five exhibitions: Egyptian and Rosacruz Museum, Curitiba, Brazil; Banco do Brasil Cultural Center and the exhibition on Ancient Egypt brought from the Museum of Turin, Italy; Smithsonian - National Museum of Natural History, United States; Rosicrucian Egyptian Museum, California, United States; World Museum Liverpool, UK. At the end is presented a chapter with bibliography on Egiptology of the suggested themes for possible divergent approaches from the existing ones. Seeking the plurality of representations and identification and continuous admiration, not only for the rulers of the ancient kingdoms, but also for the hands that built them
Palavras-chave: Exposição museológica
Egiptologia
Museus
Narrativas
Orientalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) 
Citação: RODRIGUES RIBEIRO, Ana Letícia. Narrativas expográficas sobre o Egito Antigo: Uma análise sobre a ausência das histórias dos comuns em exposições virtualizadas. Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto Etchevarne. 161f. il. 2022. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Museologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36892
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Letícia (VERSÃO FINAL).pdfRODRIGUES RIBEIRO, Ana Letícia. Narrativas expográficas sobre o Egito Antigo: Uma análise sobre a ausência das histórias dos comuns em exposições virtualizadas. Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto Etchevarne. 161f. il. 2022. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Museologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.7,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons