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Tipo: Tese
Título: Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920)
Autor(es): Cunha, Aloisio Santos da
Primeiro Orientador: Aras, Lina Maria Brandão de
metadata.dc.contributor.referee1: Aras, Lina Maria Brandão de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Antônio Fernando Guerreiro Moreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Paula, Dilma Andrade de
metadata.dc.contributor.referee4: Pontes, Kátia Vinhático
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Rafael Sancho Carvalho da
Resumo: Esta tese objetiva estudar a construção de uma estrada de rodagem entre os municípios de Senhor do Bonfim e Uauá no centro-norte da Bahia. A abertura de estradas de rodagem, notadamente aquelas previstas na Lei 1.847, de 28 de agosto de 1925, que instituiu o Plano Rodoviário do Estado, foi uma importante característica do governo Góis Calmon (1924- 1928) e a ampliação da malha viária baiana com estradas aptas ao uso pelo automóvel foi fundamental no processo de espacialização de várias áreas do território da Bahia, contribuindo para criar novas regionalidades que, muitas das vezes, romperam com a centralidade exercida por Salvador, ponto para onde deveriam convergir, conforme pensavam as poderosas elites da capital, todos os movimentos do estado e dos vizinhos. As elites bonfinenses e uauaenses, principalmente as primeiras, abriram uma estrada de 132 km entre as duas localidades visando facilitar a comunicação entre elas e drenar para Senhor do Bonfim, então a mais desenvolvida cidade dessa região, as mercadorias e pessoas de grande porção que ia dos limites da própria região até áreas de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Intentaram os grupos de poder da cidade, ampliar o controle regional exercido por Bonfim desde o século XIX sobre a região imediatamente próxima e ela e ampliá-lo até as divisas de outros estados, exercendo o virtual controle de todo o nordeste da Bahia. Neste estudo, discutimos a formação do sistema de viação baiano dos seus primórdios até a década de 1920, trabalhamos com as noções de região e hierarquias urbanas, analisamos a construção das parcerias público-privadas entre as elites interioranas e o governo estadual, observamos como essas relações se processaram em meio a conturbada política baiana da Primeira República e a forma como as elites bonfinenses se relacionaram com a política da capital, bem como procuramos entender as falhas no projeto de poder do grupo baseado em Bonfim e o legado deixado pela obra da estrada para a região.
Abstract: This thesis aims to study the construction of a road between the county of Senhor do Bonfim and Uauá in the center-north of Bahia. The construction of roads, notably those foreseen in the Law 1.847, of august 28 of 1925 that has done the State of Bahia Roads Plan, was an important feature of Góis Calmon (1924-1928) government and the enlargement of the Bahia’s road network with roads suitable for use by the automobile was fundamental to process of spatialization of some areas of Bahia's territory, contributed to create new regionalities that, many times, broke up with the centrality exercised by Salvador, point where should converge, as though the powerful elites of the capital, all state and neighbor movements. The bonfinenses and uauaenses elites, principally the first, opened a road with 132 km between these two places aiming to facilitate the communications between then and drain to Senhor do Bonfim, in this moment the most developed city in this region, the products and the people from the great portion that went out bounds of the own region to areas of Sergipe, Alagoas and Pernambuco. The power group of the city intended to enlarge the regional control exercised by Bonfim since the XIX century about region immediately next to the city and zoom it up to the boundaries of the other states, exercised the virtual control of all Bahia's northwestern. In this study, we discuss the formation of Bahia transportation system from its beginnings to the decade of 1920, we work with region and urban hierarchy notions, we analyze the creation of public-privates partnerships between country elites and the State government, we observe how this relations are processed in the middle of the troubled bahian policy form the First Republic and the how the bonfinenses elites related to the capital policy, as well we try to understand the failures on the project of power of the group based in Senhor do Bonfim and the legacy of the road to the region.
Palavras-chave: Bahia da Primeira República
História regional
Região centro-norte
Transportes
Rodovia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Citação: CUNHA, Aloisio Santos da. Entre o público e o privado: a construção da estrada de rodagem de Senhor do Bonfim a Uauá (Bahia, década de 1920). Orientadora: Lina Maria Brandão de Aras. 259 f. il. Tese (doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36880
Data do documento: 11-Fev-2022
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