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Tipo: Dissertação
Título: Pensamento ecológico como base para repensar o perfil de formação do tecnólogo em Gestão Ambiental na Bahia
Autor(es): Costa, Roberta Lordelo da
Primeiro Orientador: Rocha, Pedro Luís Bernardo da
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Pedro Luís Bernardo da
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Gilson Correia de
metadata.dc.contributor.referee3: Tanimoto, Armando Hirohumi
Resumo: Os impactos ambientais decorrentes dos empreendimentos ou das atividades humanas potencialmente poluidoras motivam a realização do licenciamento ambiental, um procedimento administrativo, previsto por lei, que envolve profissionais das diferentes áreas, inclusive o tecnólogo em Gestão Ambiental na produção de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) / Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) como uma de suas etapas. Para compreender de que forma o gestor ambiental pode conduzir a elaboração de EIA/RIMAs mais efetivos na defesa do meio ambiente, procurei verificar a regulamentação dessa atividade na legislação vigente e a demanda de trabalho para sua produção, obtida por meio de dados diretos, advindos do mapeamento do número de empresas de consultoria no estado, e indiretos, conseguidos pelo levantamento da oferta de emprego. Com base nos cursos de tecnólogo em Gestão Ambiental oferecidos no estado fiz o mapeamento de sua oferta e a partir de algumas de suas ementas e matrizes curriculares analisei o seu perfil profissional. Dessa forma, identifiquei lacunas existentes no processo de formação e a partir delas, estabeleci diretrizes para definição de um novo perfil, tendo como base o conhecimento ecológico aplicado e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia. Nesse enfoque, atribui-se às instituições de ensino a tarefa de melhoria dos seus cursos, considerando que as formações atuais estão voltadas a perfis mais administrativos ou de base ecológica pouco aplicada na resolução das questões ambientais. É sugerido o PBL como ferramenta metodológica por sua natureza objetiva e dinâmica, aplicada à resolução de problemas, ideal para o curto tempo (dois anos e meio) de duração desses cursos. Em relação ao conhecimento ecológico aplicado, é recomendada uma revisão da ecologia que vem sendo ensinada nas graduações de maneira a adquirir mais funcionalidade para contribuir na compreensão da dinâmica das inter-relações existentes no ambiente e os impactos advindos da inserção de um empreendimento.
Abstract: The environmental impacts caused by industrial enterprise or human activities generate the need of environmental licensing, an administrative procedure, fixed by the law, which involves professionals from different areas of knowledge, including the environmental management technologist to formulate the Environmental Impact Study (EIS) / Environmental Impact Report (EIR) as one of the its steps. In order to understand how the environmental manager could guide the preparation of more effective EIS/EIR to protect the environment, I examined how this activity is regulated by the current laws as well as the demand for such professional; this latter was obtained through direct data, by mapping the number of specific companies in this field in the state of Bahia, and through indirect data, measuring the number of job offers. In addition to that I analyzed the professional profile of an environmental management technologist supported by the syllabus and curriculum presented on the courses offered in the state. Therefore I could identify gaps in the curriculum, and from these gaps I established guidelines to determine a new professional profile, using a methodology based on the applied ecological thinking and ProblemBased Learning (PBL). In this approach the educational institutions are responsible for the curriculum improvements, considering the fact that the current graduation is focused on more administrative jobs or little based on the applied ecological thinking to solve environmental issues. PBL is suggested as a methodological tool for its objective and dynamic nature applied to problem solving which is ideal for these short-term courses (five semesters). Concerning the applied ecological thinking it is recommended that graduation schools revise the concept of ecology that is being taught in their courses in order to make it more functional and able to contribute for the understanding of the impacts caused by any enterprise insertion and also the dynamic of the relations presented in the environment.
Palavras-chave: Gestão Ambiental
Conhecimento Ecológico
Legislação Ambiental
Estudo de Impacto Ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Biologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental - MPEAGeA 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36833
Data do documento: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (MPEAGeA)

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