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Tipo: Dissertação
Título: Passagens de fauna: Diretrizes para implantação e monitoramento da efetividade
Autor(es): Costa, Jorge Santana
Primeiro Orientador: Ramalho, Mauro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Castro, Marina Siqueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Ramalho, Mauro
metadata.dc.contributor.referee2: Dobrovolski, Ricardo
metadata.dc.contributor.referee3: Bonnet, Barbara Rocha Pinto
Resumo: Além dos benefícios para infra-estrutura e desenvolvimento econômico, as rodovias implicam em impactos sociais e ambientais. Assim, uma questão prática passa a ser “como reduzir os impactos das estradas através de medidas mitigadoras”. Neste estudo, analisamos o estado da arte quanto à implantação de medidas mitigadoras de isolamento de populações da fauna de grande porte, visando preservar o fluxo de indivíduos em habitats fragmentados pelas estradas e, mais pontualmente, minimizar atropelamentos e colisões entre veículos e animais, que resultam em acidentes graves. Pretende-se subsidiar com dados técnicos as medidas mitigadoras desde a fase de planejamento de traçados de novas estradas até a duplicação e pavimentação de rodovias existentes. O diagnóstico geral é de que há carência de material teórico-técnico sistematizado sobre efeitos das estradas nas populações animais e, como consequência, ainda há dificuldade de mensuração da efetividade de medidas mitigadoras, tais como as estruturas de passagens para a fauna (EPFs) que, necessariamente, demandam monitoramento de impactos de médio-longo prazos. Foram consultadas 167 referênciasbibliográficas (estrangeiras e nacionais) em ecologia de estradas, das quais 122 foram selecionadas para este estudo, dentre artigos, relatórios técnicos, monografias e dissertações. O Panorama nacional, sobre ecologia de estradas, aponta para uma concentração de publicações nas regiões sul e sudeste do país, com poucas publicações para a região norte e Nordeste, realizados no período de (2000 a 2013).A maioria destes estudos se baseou no levantamento e identificação de carcaças em trechos de rodovias,com escassos estudos que se propõem avaliar a eficiência das estruturas de passagens de fauna. De modo geral esses estudos indicam que mamíferos são os animais mais afetados, inclusive com alguns registros envolvendo espécies ameaçadas de extinção. Outro aspectoque merece destaque foi o tempo médio de apenas 1,07 anos de monitoramento das EPFs, nos poucos casos em que houve esta prática,um período considerado inadequado para mensurar a eficácia dos procedimentos na atenuação de efeitos negativos das rodovias sobre a fauna. Mediante os resultados desta amostragem, apontamos diretrizes básicas para aumentar as chances de que as medidas mitigadoras sejam funcionais, destacando a necessidade de monitoramento capaz de fornecer informaçãoes de antes e depois da implantação das EPFs.
Abstract: In addition to the benefits for infrastructure and economic development, highways have social and environmental impacts. Thus, a practical issue is "how to reduce the impacts of roads through mitigating measures." In this study, we analyzed the state of the art regarding the implementation of mitigating measures for the isolation of large wildlife populations, aiming to preserve the flow of individuals in habitats fragmented by roads and, more specifically, to minimize accidents resulting from collisions between vehicles and animals, which result in serious accidents. It is intended to support the mitigating measures with technical data, from the planning phase of new road layouts to the duplication and paving of existing highways. The general diagnosis is that there is a lack of systematized theoretical and technical material on the effects of roads on animal populations, and as a result, there is still difficulty in measuring the effectiveness of mitigating measures, such as wildlife crossings (WLCs), which necessarily require medium-long-term impact monitoring. A total of 167 bibliographic references (foreign and national) in road ecology were consulted, of which 122 were selected for this study, including articles, technical reports, monographs, and dissertations. The national panorama of road ecology points to a concentration of publications in the southern and southeastern regions of the country, with few publications for the northern and northeastern regions, carried out from 2000 to 2013. Most of these studies were based on surveys and identification of carcasses in highway sections, with few studies proposing to evaluate the efficiency of wildlife crossing structures. Generally, these studies indicate that mammals are the most affected animals, including some endangered species. Another aspect that deserves attention is the average monitoring time of only 1.07 years for WLCs, in the few cases where this practice occurred, a period considered inadequate to measure the effectiveness of procedures in attenuating negative effects of highways on wildlife. Based on the results of this sampling, we point out basic guidelines to increase the chances that mitigating measures will be functional, highlighting the need for monitoring capable of providing information before and after the implementation of WLCs.
Palavras-chave: Efeitos das estradas
atropelamento
isolamento reprodutivo
medidas mitigadoras
fauna silvestre
estruturas de passagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Biologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental - MPEAGeA 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36832
Data do documento: 16-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (MPEAGeA)

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