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Tipo: Dissertação
Título: Parentalidade desigual na pandemia: experiências de mães e pais com Estressores
Autor(es): Queiroz, Divalmira Guimarães
Primeiro Orientador: Alvarenga, Patrícia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paixão, Catiele
metadata.dc.contributor.referee1: Alvarenga, Patrícia
metadata.dc.contributor.referee2: Marin, Angela Helena
metadata.dc.contributor.referee3: Dutra-Thomé, Luciana
Resumo: Os eventos de vida estressores são acontecimentos que provocam mudanças e requerem resposta adaptativa. Este estudo teve como objetivo descrever as experiências com eventos de vida estressores e as estratégias de enfrentamento de mães e pais de crianças de três a seis anos durante a pandemia de COVID-19. Nove mães e quatro pais, distribuídos em três grupos focais on-line, relataram suas experiências com eventos estressores e as estratégias que utilizaram para lidar com esses eventos. A análise temática agrupou respectivamente em: Eventos de vida principais: Mudanças causadas pelo confinamento, Mudanças no trabalho e Mudanças na escola; Eventos de vida estressores: A casa e os filhos, Preocupação e cuidados com a saúde e Relação com familiares e Estratégias de enfrentamento: Estratégias focadas no problema e Estratégias focadas na emoção. Os resultados indicam que o confinamento e o ensino à distância foram eventos de vida principais com caráter estressor que produziram forte impacto no cotidiano de mães e pais. A sobrecarga feminina resultante do acúmulo de tarefas domésticas, profissionais e parentais, assim como da impossibilidade de dividir estas demandas com o companheiro ou outros familiares, fez com que os cuidados com a casa e com os filhos também se tornassem estressores de alto impacto para as mães. Estratégias de enfrentamento foram relatadas, sobretudo, pelas mulheres, o que pode ser mais um indício de sobrecarga. Conclui-se que, em situações de crise e desastre dessa magnitude, as famílias, especialmente as mães com filhos pequenos, devem ser assistidas para que desenvolvam estratégias de enfrentamento eficazes.
Abstract: The stressful life events are happenings that can provoke changes and require an adaptative response. This study had as a goal to describe the experiences with life stressful events and the coping strategies of mothers and fathers of children from three to six years of age during the COVID 19 pandemic. Nine mothers and four fathers, distributed in three groups focused online, reported their experiences with life stressful events and the strategies that they used to deal with these events. The thematic analysis grouped respectively into: Major life events: Changes caused by confinement, Changes at work and Changes at school; Stressful life events: Home and children, Concern and health care and Relationship with family members and Coping strategies: Strategies focused on the problem and Strategies focused on emotion. The results indicate that confinement and the distance learning were the main life events with stressful nature that produced a harsh impact on the day to day of mothers and fathers. The female workload resulted of the accumulation of domestic, professional and parental demands, as the impossibility of sharing these demands with their partners or other family members, also turned the care for the house and children into stressful events of high impact to the mothers. The coping strategies were shared, mostly for women who described different measures that could improve family performance. In conclusion, in situations of crisis and disaster, families, especially mothers of small children, should be consistently supported to avoid that common damage of the adverse contexts are not amplified by avoidable conditions.
Palavras-chave: Estressores
Enfrentamento
COVID-19
Mães e pais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36824
Data do documento: 16-Mar-2023
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