Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36821
Tipo: Dissertação
Título: O sofrimento emocional no processo de formação dos pesquisadores: um estudo de caso entre os pós-graduandos em Ciências Humanas da UFBA
Título(s) alternativo(s): Emotional suffering in the training process of researchers: a case study among graduate students in human sciences at UFBA
Autor(es): Mota, Juliana Reis
Primeiro Orientador: Mocellim, Alan Delazeri
metadata.dc.contributor.referee1: Mocellim, Alan Delazeri
metadata.dc.contributor.referee2: Peters, Gabriel Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Lourenço, Luiz Claudio
Resumo: O presente trabalho visa analisar as relações existentes entre o sofrimento emocional dos pós-graduandos em Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia e o contexto de formação desses pesquisadores, buscando investigar o contexto social e político de formação dos estudantes de pós-graduação, identificar o sofrimento emocional existente entre os pós-graduandos em Ciências Humanas e compreender se existem relações entre o contexto vivenciado na pós-graduação e o sofrimento emocional desencadeado. O contexto em que o indivíduo está inserido tem relação direta com as formas de sofrimento emocional que manifesta, por isso o estudo social das emoções contribui para desconstruir o pensamento exclusivamente psicológico acerca do tema, considerando-o por uma perspectiva sociológica em que os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos, tem influência nas formas de expressão e construção das suas emoções, destacando os impactos das transformações sociais nas emoções dos sujeitos e como isso desencadeia diversas formas de sofrimento emocional nos períodos moderno e neoliberal. Considerando os efeitos neoliberais na sociedade contemporânea, a pós-graduação, como parte integrante do âmbito social, sofre com as consequências que esse sistema atual acarreta, principalmente em termos de produtividade e competitividade, ocasionando impactos emocionais que tem afetado diversos pesquisadores. Por isso, levando em consideração o que tem sido debatido sobre o sofrimento emocional no contexto acadêmico, as dificuldades vivenciadas pelos estudantes, bem como os impactos do cenário político e econômico dos pós-graduandos, é que o presente trabalho, por meio de uma abordagem qualitativa, se volta a analisar o sofrimento emocional dos estudantes de pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, buscando compreender as motivações e expectativas de ingresso, bem como fatores estressores que acarretam sofrimento emocional a estes pesquisadores em formação, discute-se como tais aspectos repercutem também em somatizações, em seus relacionamentos pessoais e em suas preocupações e expectativas sobre o futuro profissional.
Abstract: The present work aims to analyze the existing relationships between the emotional suffering of graduate students in Human Sciences at the Federal University of Bahia and the context of training of these researchers, seeking to investigate the social and political context of training of graduate students, to identify the emotional suffering among graduate students in Human Sciences and to understand whether there are relationships between the context experienced in graduate school and the emotional suffering triggered. The context in which the individual is inserted is directly related to the forms of emotional suffering that he manifests, which is why the social study of emotions contributes to deconstructing exclusively psychological thinking about the subject, considering it from a sociological perspective in which social factors , cultural, economic and political, has an influence on the forms of expression and construction of their emotions, highlighting the impacts of social transformations on the subjects' emotions and how this triggers different forms of emotional suffering in the modern and neoliberal periods. Considering the neoliberal effects in contemporary society, postgraduate studies, as an integral part of the social sphere, suffer from the consequences that this current system entails, mainly in terms of productivity and competitiveness, causing emotional impacts that have affected several researchers. Therefore, taking into account what has been debated about emotional distress in the academic context, the difficulties experienced by students, as well as the impacts of the political and economic scenario of graduate students, this work, through an approach qualitatively, the emotional distress of graduate students in Human Sciences at the Federal University of Bahia is analyzed again, seeking to understand the motivations and expectations for admission, as well as the stressors that cause emotional distress to these researchers in training, it is discussed how such aspects also have repercussions on somatizations, on their personal relationships and on their concerns and expectations about their professional future.
Palavras-chave: Sofrimento emocional
Pós-Graduação
Ciências humanas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36821
Data do documento: 23-Jan-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Juliana Reis Mota.pdfO sofrimento emocional no processo de formação dos pesquisadores: um estudo de caso entre os pós-graduandos em ciências humanas da UFBA1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons