Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36818
Tipo: Dissertação
Título: O FENÔMENO DA EVASÃO DISCENTE EM PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Título(s) alternativo(s): THE PHENOMENON OF STUDENT DROPOUT IN STRICT SENSU GRADUATE PROGRAMS IN INFORMATION SCIENCE IN THE NORTHEAST REGION OF BRAZIL
Autor(es): Borges, Erica Carolina Serrano
Primeiro Orientador: Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alzira Karla Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Fernanda Maria Melo
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Fernanda Xavier
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
Resumo: A pesquisa envolve a temática evasão discente na pós graduação stricto sensu e teve como objetivo principal analisar os motivos da evasão discente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação no Nordeste do Brasil entre 2017-2021 e especificamente buscou traçar o panorama da evasão discente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação no Nordeste do Brasil no período proposto; identificar e caracterizar os partícipes da investigação; e ainda investigar as motivações deste fenômeno possibilitando a obtenção de dados recentes. Para o alcance da pretensão anunciada adotou-se a pesquisa bibliográfica de nível descritivo, de natureza mista (qualitativa e quantitativa), realizada a partir da aplicação de questionário eletrônico, direcionada às secretarias dos cursos e aos evadidos em período em análise, lidando com as múltiplas causas de ruptura na relação acadêmica. Os resultados advindos da investigação feita nos PPGCI da Bahia, Paraíba e Pernambuco apontaram que: a partir do levantamento da produção sobre a temática é exígua a literatura; o perfil dos discentes evadidos é majoritariamente feminino; há duas grandes causas das evasões, sendo a primeira, de natureza voluntária, relacionada a questões de ordem pessoal a exemplo da dificuldade de conciliação das atividades acadêmicas com as rotinas de trabalho, do lar e a maternidade, enquanto que a segunda, ligada aos processos compulsórios de desligamento, fica evidenciado as questões vinculadas ao Programa como dificuldade de acompanhamento da metodologia utilizada bem como o desgaste da relação entre orientando e orientado. Conclui-se que é necessário a realização de estudos, debates sobre o assunto, especialmente a inserção dialógica como pauta da análise de trajetória discente nos cursos de Pós-Graduação, como vistas a minimizar os conflitos que trazem prejuízos aos envolvidos (programas e discentes), somada a ação dos programas para compreender o fenômeno da evasão como uma questão que traz reflexos em todo processo educacional de nível superior.
Abstract: The research approaches stricto sensu graduate student dropout and its main objective is to analyze the motifs of graduate student dropout in Stricto Sensu Graduate Programs in Information Science in the Brazilian Northeast from 2017 to 2021. Specifically, it is searched to trace a panorama of stricto sensu graduate student dropout in Graduate Programs in Information Science in the Northeast Region of Brazil in the proposed period. It also aims to identify and to characterize the investigation participants as well as to investigate the motivations of this phenomena, enabling the obtaining of recent data. In order to reach the announced pretension, it is adopted a bibliographic research of descriptive level with mixed nature (qualitative and quantitative), developed from the application of an electronic questionnaire directed to the Course Secretariats and to the dropout students in the analyzed period, coping with multiple causes of rupture in cademic relation. The obtained results coming fromthe investigation developed at the Graduate Programs in Information Science of Bahia, Paraíba and Pernambuco pointed that: from the production survey about the theme, literature is scarce; most of dropout students is feminine. Also, there are two big causes of dropouts. The first one is of voluntary nature, related to personal questions, such as difficulty in conciliation of academic activities and labor and home routine, and maternity. The second cause is related to compulsory processes of course shutdown, in which it is evidenced the questions linked to the Program, such as difficulty in accompanying the used methodology, as well as the erosion of the relationship between counselor and mentee. It is concluded that studies and debates about the theme are necessary, especially the dialogic insertion as analysis agenda of the student trajectory in Graduate Courses, in order to minimize conflicts that cause prejudices to the involved ones (program and students) added to the action of Programs to comprehend the dropout phenomena as a question which brings reflexes in the whole educational process of higher education.
Palavras-chave: Evasão
Motivações
Pós-Graduação
Ciência da Informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Citação: BORGES, Erica Carolina Serrano Borges. O Fenômeno da evasão discente em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação do Nordeste do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36818
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ECSB_Versão_Defesa_Final.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons