Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36811
metadata.dc.type: Dissertação
Título : PRINCESAS, GUERREIRAS E REVOLUCIONÁRIAS: Repensando padrões de gênero e discutindo identidades por meio da literatura infantojuvenil
metadata.dc.creator: Carvalho, Aline Cesar
metadata.dc.contributor.advisor1: Queiroz, Milena Britto de
metadata.dc.contributor.advisor2: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sayonara Amaral de
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Nancy Rita Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Milena Britto de
metadata.dc.description.resumo: Partindo da leitura crítica de obras de literatura infantojuvenis contemporâneas publicadas no Brasil, a presente dissertação discute acerca da reprodução dos padrões de gênero na infância e suas implicações na manutenção de estruturas opressoras que prescrevem lugares demarcados para o feminino socialmente. Para tanto, recorre-se a uma genealogia da emergência do conceito de infância que permite flagrar de que modos a construção social em torno de uma feminilidade ideal orientou a fundação da literatura infantojuvenil enquanto ferramenta didático-moralizante. Nesses termos, fez-se necessário também retornar à história das mulheres, de modo a entender como as opressões de gênero, raça e classe, historicamente impostas a elas as direcionaram à necessidade de se unirem enquanto grupo e fundarem um movimento organizado de luta pela libertação feminina, cujas demandas e questionamentos orientaram o início de um processo de reflexão acerca dos impactos das representações literárias na formação das gerações de mulheres que cresceram lendo essas histórias. A partir da teoria feminista, e considerando o gênero como ferramenta teórica de análise literária, procurou-se ainda observar como a literatura infantojuvenil brasileira contemporânea tem proposto lugares de protagonismo feminino que rompem com estereótipos físicos e comportamentais comumente condicionados ao feminino. Seis obras literárias infantojuvenis de autoria feminina, publicadas no Brasil, foram escolhidas para compor o corpus dessa pesquisa, sendo elas: A pior princesa do mundo (Anna Kemp, editora Paz e Terra), Por que só as princesas se dão bem? (Thalita Rebouças, editora Rocco), os dois volumes de Histórias de ninar para garotas rebeldes (Elena Favilli e Francesca Cavallo, Vergara & Ribas editoras), Meu crespo é de rainha (bell hooks, editora Boitatá) e Rainhas (Ladjane Alves Souza, editora EDUFBA). Ao analisá-las enquanto representativas de um segmento literário e editorial contemporâneo, buscou-se fortalecer o debate acerca da importância da literatura infantojuvenil para a construção do imaginário, e de uma educação feminista e antirracista para a formação de uma consciência crítica desde a infância.
Resumen : Based on a critical reading of contemporary children's and youth literary works published in Brazil, this dissertation discusses the reproduction of gender patterns in childhood and its implications for the maintenance of oppressive structures that prescribe socially demarcated places for the feminine. For that, a genealogy of the emergence of the concept of childhood is used, which allows us to find out in what ways the social construction around an ideal femininity guided the foundation of children's literature as a didactic-moralizing tool. In these terms, it was also necessary to return to the history of women, in order to understand how the oppression of gender, race and class, historically imposed on them, directed them to the need to unite as a group and found an organized movement for the struggle for liberation. female, whose demands and questions guided the beginning of a process of reflection on the impacts of literary representations on the formation of generations of women who grew up reading these stories. Based on feminist theory, and considering gender as a theoretical tool for literary analysis, it was also sought to observe how contemporary Brazilian children's literature has proposed places of female protagonism that break with physical and behavioral stereotypes commonly conditioned to women. Six children's literary works by women, published in Brazil, were chosen to compose the corpus of this research, namely: A pior princesa do mundo (Anna Kemp, publisher Paz e Terra), Por que só as princesas se dão bem? (Thalita Rebouças, publisher Rocco), the two volumes of Histórias de ninar para garotas rebeldes (Elena Favilli and Francesca Cavallo, Vergara & Ribas publishers), Meu crespo é de rainha (bell hooks, Boitatá publisher) and Rainhas (Ladjane Alves Souza, EDUFBA publisher). By analyzing them as representative of a contemporary literary and editorial segment, we sought to strengthen the debate about the importance of children's literature for the construction of the imaginary, and of a feminist and anti-racist education for the formation of a critical conscience since childhood.
Palabras clave : Literatura infantojuvenil
Literatura infantojuvenil brasileira contemporânea
educação feminista
educação antirracista
padrões de gênero
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36811
Fecha de publicación : 4-sep-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.