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Tipo: Tese
Título: o caminhar entre mundos: estabilidade e mobilidade na mise en scéne documental do Coletivo Mbya- Guaranide Cinema
Título(s) alternativo(s): Walking between worlds: stability and mobility in the documentary mise en scène of the Colectivo Mbya-guarani de Cinema
Autor(es): Rêgo, Francisco Gabriel de Almeida
Primeiro Orientador: Serafim, José Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Serafim, José Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Coelho, Sandra Straccialano
metadata.dc.contributor.referee3: Felix, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Juliano José de
metadata.dc.contributor.referee5: Ramos, Maria Natália Pereira
Resumo: Nessa pesquisa, buscamos analisar a mise en scène em quatro documentários realizados pelo Coletivo Mbya-Guarani de Cinema, integrantes do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). Pretendemos analisar os seguintes longas metragens: Duas aldeias, uma caminhada (2008), Bicicletas de Nhanderú (2011), Desterro Guarani (2011) e Tava, a Casa de Pedra (2012). Por meio de uma abordagem da cinematografia e da cenografia, buscamos analisar o espaço, os dispositivos e os sujeitos presentes na cena documental. Dessa forma, são dimensionadas as estratégias encenativas presentes na mise en scène, de modo a compreender seus significados, agenciamentos e uma perspectiva política comum à filmografia estudada. Analisamos as características concernentes aos documentários, tentando compreender as especificidades das práticas cinematográficas e cenográficas em uma dialética que apontamos como fundamental para a investigação da mise en scène no documentário. Buscamos, assim, caminhar em duas abordagens analíticas acerca desse conceito: 1) uma perspectiva específica aos filmes analisados, visando compreender aspectos inerentes à cinematografia e a cenografia em cada um dos documentários; e 2) uma conceituação mais geral de modo a fundamentar o estudo do fenômeno da mise en scéne no gênero documental. Na perspectiva do corpus aqui estudado, objetivamos analisar essa categoria como representativa dos aspectos etnográficos comuns aos Mbya-Guarani, capaz de nos revelar uma articulação entre aspectos significativos dessa cultura, em uma proposta que centraliza tanto os sujeitos e a coletividade por meio do registro do espaço comuns às comunidades indígenas representadas. Na perspectiva mais geral acerca do fenômeno da mise en scéne, buscamos estabelecer uma conceituação que pudesse levar em conta a historicidade dessa categoria e uma perspectiva mais ampla de modo a envolver aspectos significativos do fazer audiovisual, tal como a previsibilidade e imprevisibilidade, o diálogo com os sujeitos presentes na cena, o registro e o domínio do espaço como elementos significativos para o processo de construção do documentário. Apontamos, inicialmente, como principais referências teóricas para esse projeto, posicionamentos concernentes aos campos da antropologia fílmica, dos estudos cinematográficos e da teoria documental. Como conclusão principal para essa pesquisa, apresentamos que o aspecto político do protagonismo representativo indígena estaria presente na mise en scène, por meio da constituição de uma cena em estreita relação com as características culturais e sociais dos indígenas, tendo no espaço um ponto importante de articulação dos dispositivos baseados tanto na técnica de realização documental quanto dos aspectos materiais e imateriais, englobando, por sua vez, um conjunto de dispositivos que tem por função dispor os sujeitos envolvidos naquilo que chamamos de espaço da cena, e que se estabelece, notadamente, nos documentários analisados, por aspectos tradicionais, políticos e identitários comuns à cultura Mbya-Guarani.
Abstract: In this research, we seek to analyze the mise en scène in four documentaries made by Coletivo Mbya-Guarani de Cinema, members of the Vídeo nas Aldeias (VNA) project. We intend to analyze the following feature films: Duas aldeias, uma caminhada (2008), Bicicletas de Nhanderú (2011), Desterro Guarani (2011), Tava, a Casa de Pedra (2012). Through an approach to cinematography and scenography, we seek to analyze the space, devices and subjects present in the documentary scene. In this way, we intend to dimension the staging strategies concerning mise en scène, in order to understand its meanings, assemblages and a political perspective common to the studied filmography. We analyze the characteristics concerning documentaries, trying to understand the specificities inherent to cinematographic and scenographic practices in a dialectic that we point out as fundamental for the investigation of mise en scène in documentary. Thus, we seek to walk in two analytical approaches about this concept: 1) a specific perspective having as the films analyzed here; and 2) a more general conceptualization in order to support some categories that we think are important for the study of the phenomenon of mise en scéne in documentary. From the perspective of the corpus studied here, we seek to analyze this category as representative of the ethnographic aspects common to the Mbya-Guarani, capable of revealing an articulation between significant aspects of this culture, in a proposal that centralizes both the subjects and collectivity through the space registration process for the represented indigenous communities. In a more general perspective on the phenomenon of mise en scéne, we sought to establish a conceptualization that could take into account the historicity of this category and a broader perspective in order to involve significant aspects of audiovisual making, such as predictability and unpredictability, dialogue with subjects present in the scene, the registration and the domain of space as significant elements for the documentary construction process. Initially, we point out the main theoretical references for this project positions concerning the fields of film anthropology, cinematographic studies and Documentary Theory. As a main conclusion for this research, we present that the political aspect of indigenous representative protagonism would be present in the mise en scène through the constitution of a scene in close relationship with the cultural and social characteristics of the indigenous, having in space an important point of articulation of the devices based both on the technique of documentary production and on the material and immaterial, encompassing, in turn, a set of devices whose function is to dispose of the subjects involved in what we call the space of the scene, and which is established, notably in the analyzed documentaries, by traditional, political and identity aspects common to the Mbya-Guarani culture.
Palavras-chave: Cinema - Estética
Indígenas no cinema
Mbya-Guarani.
Crítica cinematográfica
Mise en scène.
Documentário - Cinema
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citação: RÊGO, Francisco Gabriel de Almeida. O caminhar entre mundos: Estabilidade e Mobilidade na Mise en scène documental do Coletivo Mbya-Guarani de Cinema. Orientador: José Francisco Serafim. 2022. 225f. il. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36783
Data do documento: 2-Mar- 1
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