Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36715
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O pré-natal idealizado e realizado: concepções de gestantes
Autor(es): Almeida, Laís Teixeira da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Mariza Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Mariza Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gesteira, Solange Maria dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Sarah Alves Moura
Resumo: A pesquisa trata da assistência pré-natal tendo como objeto as concepções de gestantes em relação à consulta Pré-Natal e com o objetivo de analisar concepções das gestantes em relação ao atendimento de Pré-Natal. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo, desenvolvido no período de agosto a outubro de 2014, em uma Maternidade Pública de Ensino de Salvador-Bahia, com a participação de 12 gestantes. Obedecendo aos aspectos éticos, o material empírico foi produzido por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetido à análise de conteúdo norteada por Bardin. Da análise dos dados empíricos, emergiram 3 categorias temáticas, a saber: o atendimento no pré-natal; orientação e informação: componente do cuidado e expectativas para o pré-natal. Na primeira categoria, discutimos as concepções da maioria das gestantes, que consideram o pré-natal um acompanhamento importante para elas e para o feto, porém grande parte enfatizou também, ser importante apenas para o feto, o que evidencia, que a mudança de concepção está em curso, mas o foco no cuidado do outro, ainda é muito frequente; bem como a valorização do acompanhamento médico e de enfermagem, com valorização do modelo biomédico. Orientação e informação: componente do cuidado, nesta categoria as gestantes avaliam positivamente a atenção recebida no pré-natal, incluindo cuidados das Enfermeiras, a assistência médica e as orientações e informações fornecidas por ambos; as orientações são direcionadas à alimentação saudável, em específico a redução da ingestão de sal, o ganho ponderal, a prática de exercícios físicos, dentre outros. Além dessas, as gestantes explicitaram como necessidades de informação, quanto à vinculação à Maternidade e medo e insegurança quanto as intercorrências gestacionais o que nos leva a inferir a não uniformidade nas orientações, a depender do profissional que a assiste, sua sensibilidade e estratégias adotadas na atividade. Na terceira categoria: expectativas para o pré-natal, as gestantes expressaram o desejo de receber informações sobre a vitalidade do feto, como cuidar do recém-nascido (a), saber se terá o direito ao acompanhante garantido; sobre o tipo de parto, se será normal ou cesariana. Além de não terem obtido esses esclarecimentos, acrescentaram a expectativa de um acompanhamento pré-natal somente por médico(a), o que deixa explicito nos discursos o imaginário social da importância e valorização do(a) profissional médico(a) como central para a assistência à saúde. Por fim, acreditamos ser necessário a adoção da educação permanente com os (as) pré-natalistas, de modo a estimular a realização de educação em saúde no prénatal e a discussão de modelos de atenção, na busca da equidade e da atenção integral às gestantes; associado à implementação de um protocolo que defina com clareza a atuação conjunta e integrada entre médicos (as), enfermeiros (as) e outros profissionais, para a realização do pré-natal. Sugerimos a realização de novas pesquisas de campo, para acompanhar a evolução do serviço de pré-natal a partir da observação e da escuta às gestantes. Nessa perspectiva acreditamos que pesquisas de intervenção são importantes que vise a implementação de protocolo que instrumentalize a equipe de saúde para o alcance da qualidade e integralidade da atenção à saúde da mulher e de seu feto, mediante a atenção multiprofissional
Abstract: The research deals with the prenatal care of pregnant women having as object the conceptions regarding prenatal consultation and in order to analyze the concepts of pregnant women in relation to prenatal care. This is an exploratory-descriptive qualitative study, carried out from August to October 2014 in a Public Maternity of Salvador, Bahia Education, with the participation of 12 pregnant women. Obeying the ethical aspects, the empirical data were obtained through semi-structured interviews and subjected to content analysis guided by Bardin. The analysis of empirical data emerged three themes, namely: the attendance at prenatal care; guidance and information: the care component and expectations for prenatal care. In the first category, we discuss the concepts of most pregnant women considering prenatal an important accompaniment to them and to the fetus, but much emphasized also be important only to the fetus, this shows that the design change is in course, but the focus on the other care, is still widely practiced; and the improvement of medical care and nursing, but nevertheless reinforce the biomedical model. Guidance and information: the care component in this category pregnant women positively evaluate the care provided in prenatal care, including care nurses, health care and the guidance and information provided by both; the guidelines are directed to healthy food, in particular the reduction of salt intake, weight gain, physical exercise, among others; pregnant women made explicit as information needs, as the binding Maternity and fear of pregnancy complications and insecurity; leading us to infer the non-uniformity in the guidelines, depending on the professional attending the woman, her sensitivity and strategies adopted to achieve the pregnant woman. In the third category: expectations for prenatal care, pregnant women expressed a desire to receive information on the vitality of the fetus, how to take care of the newborn (a) whether have the right to guaranteed companion; on the type of delivery, whether it is normal or cesarean section, but which had not yet been addressed; also appeared to expectations of prenatal care only by the doctor explained the speeches the social imaginary of the importance and appreciation of the medical professional as the center of health care. Finally, the adoption of lifelong learning with (the) pre-natalist believe is necessary, in order to stimulate the realization of health education on prenatal care and the discussion of care models in the quest for equity and a real comprehensive care pregnant women; associated with the implementation of a protocol that clearly defines the joint and integrated operations between doctors (as), nurses (as) and other professionals for the performance of prenatal care. Suggest new research field, to monitor the prenatal service from observing and listening to pregnant women. As well as intervention research to implement the protocol instrumentalizes health team to achieve quality and comprehensive care to women's health and her fetus through the multi attention
Palavras-chave: Concepção
Gestantes
Pré-natal.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36715
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Outros (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lais_Almeida TCC 2014.2.doc518,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.