Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Fernanda Júlia-
dc.date.accessioned2023-03-10T08:19:51Z-
dc.date.available2023-03-10T08:19:51Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fernanda Júlia (Onisajé). Teatro Preto de Candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação negras (Doutorado em Artes Cênicas) Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36704-
dc.description.abstractThis research is part of a poetic-reflective context at the intersection of three fields: Creative Processes, Candomblé and Theater. The triggering object is made up of the approximations, tensions, reflections and problematizations of the Candomblé-Teatro binomial, established in the researcher’s poetic journey, who, in more than ten years of theatrical practice in the professional scene, delivered nine productions: Siré Obá – A Festa do Rei; Ogun – Deus e Homem; Oyaci – A filha de Oyá; Exu – A Boca do Universo; Kanzuá – Nossa Casa; Macumba – Uma Gira sobre poder; Traga-me a cabeça de Lima Barreto; Oxum; Pele Negra, máscaras brancas, all derived from the scenic research Ativação do Movimento Ancestral and which resulted in the creation of the Teatro Preto de Candomblé poetics. In this formative and creative itinerary, we aimed at carrying out a study on Afro-diasporic staging and acting and to identify and examine how the theoretical cruisers of the scene – Ancestrality, Afrocentricity and Crossroads – combine with the guiding principles of the stage director's theatrical poetics – Myth-poetic Narratives, Ritual Theater and Today’s Tradition – and generate the guiding procedures for scenic creation. In this context, a brief study on Candomblé rituality, anthropology and history is presented, considering its contribution to the poetic construction of Teatro Preto de Candomblé, through a comprehensive approach and a critical ethnography in dialogue with authors such as Denise Carrascosa , Eduardo Oliveira, Leda Maria Martins, Luiz Rufino, Molefi Kete Asante, and the thought of Sotigui Kouyaté, Carlos Vaz, Peter Brook, Eugenio Barba, Inaicyra Falcão, Juana Elbein Santos, Marco Aurélio Luz, Luis Nicolau Páres and Renato da Silveira. In addition, there are interviews with important names in Brazilian theater such as Evani Tavares, Lucélia Sérgio, Iléa Ferraz, Lázaro Ramos, Ângelo Flávio, Zebrinha, Gustavo Melo, Luiz Marfuz, among others. In the research, five shows are examined in the light of the construction of the assumptions of Teatro Preto de Candomblé, namely: Siré Obá – A Festa do Rei Oyaci – A filha de Oyá; Traga-me a cabeça de Lima Barreto; Ogun - Deus e Homem e Pele Negra the latter being the main focus of convergence between the creative processes, the theoretical cruisers and the director's poetics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro Negropt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectProcessos criativospt_BR
dc.subjectTeatro Preto de Candomblépt_BR
dc.subject.other: Black Theaterpt_BR
dc.subject.otherCandomblépt_BR
dc.subject.otherCreative Processespt_BR
dc.subject.otherBlack Theater of Candomblé.pt_BR
dc.titleTeatro preto de Candomblé: Uma proposta ético-poética de encenação e atuação negraspt_BR
dc.title.alternativeCandomblé Black Theater: an ethical-poetic construction of black stages and performancept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1MARFUZ, Luiz César Alves-
dc.contributor.referee1MARFUZ, Luiz César Alves-
dc.contributor.referee2LIMA, Evani Tavares-
dc.contributor.referee3CARRASCOSA, Denise-
dc.contributor.referee4TURLE, Licko-
dc.contributor.referee5CERQUEIRA, Gustavo Melo-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0FB7690BF2E122A31BE1074A254FB71A#pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se inscreve em um contexto poético-reflexivo no cruzamento de três campos: Processos Criativos, Candomblé e Teatro. O objeto disparador são as aproximações, tensões, reflexões e problematização do binômio Candomblé-Teatro, estabelecida na trajetória poética da pesquisadora que, em mais de dez anos de prática teatral no cenário profissional, gerou nove montagens: Siré Obá – A Festa do Rei; Ogun – Deus e Homem; Oyaci – A filha de Oyá; Exu – A Boca do Universo; Kanzuá – Nossa Casa; Macumba – Uma Gira sobre poder; Traga-me a cabeça de Lima Barreto; Oxum; Pele Negra, máscaras brancas, todas derivadas da pesquisa cênica Ativação do Movimento Ancestral e que resultaram na criação do Teatro Preto de Candomblé. Nesse itinerário formativo e criativo, buscou-se realizar um estudo auto etnográfico sobre encenação e atuação negras e identificar e examinar como os cruzadores teóricos da cena – Ancestralidade, Afrocentricidade e Encruzilhada – aliam-se aos princípios orientadores da poética teatral da encenadora – Narrativas mito-poéticas, Teatro Ritual e Tradição na Contemporaneidade – e constituem a sua poética cênica. Nesse contexto, apresenta-se antes um breve estudo sobre ritualidade, antropologia e história do Candomblé e suas relações com o teatro por meio de uma abordagem compreensiva em diálogo com autores como Denise Carrascosa, Eduardo Oliveira, Leda Maria Martins, Luiz Rufino, Molefi Kete Asante, e o pensamento de Sotigui Kouyaté, Carlos Vaz, Peter Brook, Eugenio Barba, Inaicyra Falcão, Juana Elbein Santos, Marco Aurélio Luz, Luis Nicolau Páres e Renato da Silveira. A estes se somam entrevistas de artistas de referência do teatro brasileiro como Evani Tavares, Lucélia Sérgio, Iléa Ferraz, Lázaro Ramos, Ângelo Flávio, Zebrinha, Gustavo Melo, Luiz Marfuz dentre outros. Na pesquisa, cinco espetáculos são examinados à luz dos pressupostos do Teatro Preto de Candomblé: Siré Obá – A festa do Rei; Oyaci – A filha de Oyá; Traga-me a cabeça de Lima Barreto; Ogun - Deus e Homem e Pele Negra, máscaras brancas, sendo este último, e mais recente espetáculo, e foco de convergência entre os processos criativos, os cruzadores teóricos e a poética da encenadora. Os resultados apontam as correlações entre o Teatro e Candomblé e destacam os aspectos críticos e reflexivos na construção de uma ética e poética negras, presentes nas práticas artísticas e cerimoniais.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesBarbosa, Fernanda Júlia. Teatro preto de candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação negras / Fernanda Júlia Barbosa (Onisajé). - 2021. 246 f.: il. Orientador: Prof. Dr. Luiz César Alves Marfuz. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, Salvador, 2021.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE VERSAO DEPOSITO FINALIZADA.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons