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Tipo: Tese
Título: Development of an online intervention to promote parents’ subjective well-being
Título(s) alternativo(s): Desenvolvimento de uma intervenção online para promover o bem-estar subjetivo parental
Autor(es): Silva, Antonio Carlos Santos da
Primeiro Orientador: Alvarenga, Patrícia
metadata.dc.contributor.referee1: Alvarenga, Patrícia
metadata.dc.contributor.referee2: Noronha, Ana Paula Porto
metadata.dc.contributor.referee3: Carneiro, Laila Leite
metadata.dc.contributor.referee4: Baños Rivera, Rosa María
metadata.dc.contributor.referee5: Gondim, Sônia Maria Guedes
Resumo: O bem-estar subjetivo é um conceito utilizado em Psicologia para se referir à felicidade. A experiência da parentalidade pode afetar o bem-estar subjetivo de mães e pais, reduzindo sua satisfação com a vida. O bem-estar subjetivo está associado a práticas e estilos parentais, e a desfechos desenvolvimentais infantis. O presente estudo teve o objetivo de desenvolver uma intervenção online para promover o bem-estar subjetivo de mães e pais de crianças de 3 a 6 anos de idade. Este objetivo foi atingido por meio de três estudos complementares, que resultaram em três artigos. O Estudo 1 apresenta um modelo teórico das relações causais entre bem-estar subjetivo parental, práticas parentais, estilos parentais e competência socioemocional infantil. O modelo foi elaborado em três etapas. Primeiro foram apresentadas as dimensões dos quatro conceitos estudados e seus principais preditores. Em Segundo lugar, foram discutidas evidências empíricas das relações recíprocas entre os quatro construtos. Em terceiro lugar, foi proposto um modelo teórico das relações entre essas variáveis. De acordo com este modelo, o bem-estar subjetivo parental apresenta relações bidirecionais de causalidade com as práticas e estilos parentais, e com a competência socioemocional infantil. O bem-estar subjetivo parental afeta a competência socioemocional infantil direta e indiretamente, via práticas parentais, cujo impacto é moderado pelos estilos parentais. O Estudo 2 se refere a uma revisão integrativa que teve o objetivo de analisar as estratégias de intervenção utilizadas para promover o bem-estar subjetivo de mães e pais de crianças de 0 a 11 anos. A busca foi realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, PsycINFO, PubMed e LILACS, considerando artigos escritos em inglês, espanhol ou português. Dois juízes independentes coletaram e analisaram os dados, usando o aplicativo online Rayyan. Onze artigos cumpriram os critérios de inclusão e descreveram 21 estratégias, que foram classificadas como comportamentais, cognitivas ou emocionais. Intervenções que impactaram apenas a dimensão afetiva do bem-estar subjetivo parental incluíram apenas estratégias comportamentais e cognitivas. Por outro lado, as intervenções eficazes sobre as dimensões afetivas e cognitivas incluíram estratégias emocionais, além de comportamentais e cognitivas. O Estudo 3 descreve o processo de desenvolvimento de uma intervenção online para promover o bem-estar subjetivo de mães e pais com baixa escolaridade, de crianças de 3 a 6 anos, utilizando a abordagem de Mapeamento de Intervenção. Esse protocolo compreende seis etapas, e as quatro primeiras foram realizadas no Estudo 3. Na primeira etapa, foram realizados uma revisão integrativa, três grupos focais com mães e pais, e uma entrevista com uma agente comunitário de saúde para identificar fatores de risco e proteção do bem-estar subjetivo parental. Os resultados possibilitaram o delineamento do modelo lógico do problema. Nas três etapas seguintes, foram desenvolvidos um modelo lógico de mudança e uma matriz de objetivos, foram selecionados os modelos teóricos e as estratégias práticas, e foram descritos os componentes e materiais do Bem-Estar Subjetivo Parental (BESP) [Parental Well-being Program (PWP), em inglês]. O BESP é um programa online de 10 semanas que inclui atividades autoadministradas baseadas em vídeo, e uma videoconferência semanal com um psicólogo. Essa intervenção pode afetar direta e indiretamente o bem-estar subjetivo parental, por meio de práticas e estilos parentais, e desfechos desenvolvimentais infantis. Do mesmo modo, o BESP pode afetar desfechos desenvolvimentais infantis indiretamente, por meio do bem-estar subjetivo parental, e das práticas e estilos parentais.
Abstract: Subjective well-being is a concept used in Psychology to refer to happiness. The experience of parenting can affect the subjective well-being of mothers and fathers, reducing their life satisfaction. Parental subjective well-being is associated with parenting practices and styles, and child developmental outcomes. The current dissertation aimed to develop an online intervention to promote the subjective well-being of mothers and fathers of children aged 3 to 6 years old. This objective was achieved by three complementary studies, which resulted in three articles. Study 1 presents a theoretical model of the causal relationships between parental subjective well-being, parenting practices, parenting styles and child social-emotional competence. This model was developed in three stages. First, it presented the dimensions and main predictors of each studied concept. Second, it discussed empirical evidence of the reciprocal relations between the four constructs. Third, it was proposed a theoretical model of the causal relationships between these variables. According to this theoretical model, parents’ subjective well-being has bidirectional causal relationships with parenting practices and styles, and with children’s social-emotional competence. Parents’ subjective well-being affects children’s social-emotional competence directly and indirectly, via parenting practices, whose impact is moderated by parenting styles. Study 2 refers to an integrative review on intervention strategies used to promote subjective well-being among parents of 0 to 11-year-old children. The search was conducted in the Web of Science, Scopus, PsycINFO, PubMed, and LILACS databases, and included papers written in English, Spanish, or Portuguese. Two judges collected and analyzed data independently, using the Rayyan web application. Eleven papers met the inclusion criteria and described 21 strategies, that were classified as behavioral, cognitive, or emotional. The interventions influencing only the affective dimension of parental subjective well-being included only behavioral and cognitive strategies. On the other hand, the interventions that enhanced both affective and cognitive dimensions included strategies addressing emotional variables besides behavioral and cognitive variables. Study 3 describes process of developing an online intervention to promote the subjective well-being of poorly educated parents of children aged 3 to 6, using the Intervention Mapping approach. This protocol comprises six stages, and the first four stages were conducted in Study 3. The first stage performed an integrative review (Study 2), three focus groups with parents, and an interview with a community health agent to identify risk and protection factors of parents’ subjective well-being. The results provided support to design the logic model of the problem. In the following three stages, it was developed a logic model of change and a matrix of objectives, selected the theoretical models and practical strategies, and described the components and materials of the Parental Well-being Program (PWP) [Bem-Estar Subjetivo Parental (BESP), in Portuguese]. This is a 10-week online program that includes video-based self-administered activities and videoconferences held by a psychologist once a week. The PWP can affect parents’ subjective well-being direct and indirectly, via parenting practices and styles, and child developmental outcomes. Likewise, the PWP can improve child developmental outcomes indirectly, via parents’ subjective well-being and parenting practices and styles.
Palavras-chave: Bem-estar subjetivo
Parentalidade
Desenvolvimento infantil
Psicologia do desenvolvimento
Abordagem de mapeamento de intervenção
Intervenção online
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: eng
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36687
Data do documento: 9-Fev-2023
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