Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36670
Tipo: Dissertação
Título: Estudos sobre o desempenho acadêmico contábil: influência do mercado de trabalho e análise sobre diferentes níveis de desempenho
Autor(es): Santana, Daysi Leal de
Primeiro Orientador: Oliveira, José Sérgio Casé de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, José Sérgio Casé de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Gilberto José
Resumo: Este trabalho discute o desempenho acadêmico contábil em dois estudos. Na literatura sobre educação contábil comumente utiliza-se como proxy de desempenho o Exame de Suficiência Contábil (ESC), visto que é um pré-requisito para certificação do profissional ante o mercado. No entanto, se apresenta baixo índice de aprovação no ESC, o que estimula discussões acerca dos fatores que influenciam esses resultados. Já se identificou e discutiu a influência que os fatores institucionais e educacionais podem exercer sobre o desempenho dos discentes no exame. Todavia, a primeira lacuna de pesquisa apontada é quanto ao fato de não se discutir sobre a influência que o mercado de trabalho pode apresentar sobre o desempenho nesse exame. Neste sentido, o primeiro estudo visa contribuir à literatura e avançar nesta perspectiva tendo como objetivo verificar se a conjuntura econômica de mercado de trabalho influencia o desempenho dos discentes no ESC. Para responder ao proposto contou-se com modelos de regressão beta inflacionados, considerando duas edições do ESC ocorridas em um mesmo ano. Os achados evidenciam que a conjuntura de mercado de trabalho influencia o índice de aprovação no ESC, um resultado inédito na literatura. De forma complementar o trabalho também discute sobre as variáveis que influenciam a dispersão nos dados do desempenho, bem como, as variáveis que influenciam a presença de 0 (reprovação total) e de 1 (aprovação total) nos índices de aprovação do exame. Os resultados obtidos no primeiro estudo mostram-se promissores para futuras discussões acerca do desempenho acadêmico, apresentando um canal de influência para além das características amplamente abordadas das instituições de ensino. A segunda lacuna concernente à educação contábil refere-se ao fato dos modelos de regressão utilizados geralmente analisarem a influência de diversas variáveis sobre a média de desempenho, negligenciando potenciais diferenças existentes ao longo das diferentes pontuações dos testes. Em vista a isso, não se identificou estudos nacionais que tratem da mensuração do desempenho contábil no ESC considerando os diferentes níveis (baixo, médio e alto) de desempenho, logo, o segundo estudo objetiva identificar quais fatores influenciam o baixo, médio e alto desempenho dos discentes no Exame de Suficiência Contábil. Utilizou-se da regressão quantílica para obter respostas sobre a questão levantada e considerou a junção de duas edições do ESC para uma análise anual acerca do exame. Pode-se discorrer acerca dos achados que as variáveis não apresentam comportamento constante em todos os níveis de desempenho, ou seja, apresentam influência em determinado quantil de desempenho e não apresentam sobre outros. Esses resultados auxiliam a discussão acerca do desempenho contábil ampliando o olhar díspar sobre o que se tem utilizado na elaboração de políticas educacionais, atestando que a forma de influência de uma variável não é a mesma em todos os níveis de desempenho no ESC e, portanto, não devem ser negligenciados os benefícios desta contribuição à academia.
Abstract: This paper discusses accounting performance in two essays. In the literature on accounting education, the Accounting Sufficiency Exam (ESC) is commonly used as a performance proxy since it is a prerequisite for professional certification in the market. However, the ESC has a low approval rate, which encourages discussions about the factors that influence these results. The influence that institutional and educational factors can exert on the performance of students in the exam has already been identified and discussed. However, the first research gap pointed out concerns about the fact that there is no discussion about the influence that the labor market can have on performance in this exam. In this sense, the first essay aims to contribute to the literature and advancing in this perspective, with the objective of verifying if the economic situation of the labor market influences the performance of the students in ESC. In order to respond to the proposal, inflated beta regression models were used, considering two editions of the ESC that occurred in the same year. The findings show that the labor market situation influences the ESC approval rate, an unprecedented result in the literature. In a complementary way, the work also discusses the variables that influence the dispersion in the performance data, as well as the variables that influence the presence of 0 (total failure) and 1 (total approval) in the exam approval rates. The results obtained in the first essay are promising for future discussions about academic performance, presenting a channel of influence beyond the widely discussed characteristics of educational institutions. The second shortcoming concerning accounting education refers to the fact that the regression models used generally analyze the influence of several variables on the average performance, neglecting potential differences that exist along the different test scores. In view of this, no national studies were identified that deal with the measurement of accounting performance in ESC considering the different levels (low, medium and high) of performance, so the second essay aims to identify which factors influence the low, medium and high performance of students in the Accounting Proficiency Exam. We used quantile regression to obtain answers to the question raised and considered the combination of two editions of the ESC for an annual analysis of the exam. It can be discussed about the findings that the variables do not present a constant behavior at all levels of performance, that is, they have influence on a certain quantile of performance and do not present on others. These results help the discussion about accounting performance, expanding the disparate view on what has been used in the elaboration of educational policies, attesting that the form of influence of a variable is not the same at all levels of performance in ESC and, therefore, the benefits of this contribution to academia should not be overlooked.
Palavras-chave: Educação Contábil
Desempenho Contábil
Exame de Suficiência Contábil
Conjuntura de Mercado de Trabalho
Diferentes Níveis de Desempenho
Contabilidade
Educação - Contabilidade
Desempenho - Avaliação
Mercado de Trabalho – Contabilidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Contábeis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36670
Data do documento: 26-Jan-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Daysi Leal de Santana.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.