Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Artur Braúna de-
dc.date.accessioned2023-02-28T13:41:36Z-
dc.date.available2023-02-28T13:41:36Z-
dc.date.issued2022-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36655-
dc.description.abstractWith the intention of expanding the panorama of investigations into creative procedures in dance and the possibilities of interchange in studies of the body and politics, this research intends to present an investigation that has terror as its foundation. Based on the presupposition that it is possible to instigate various kinds of perceptions and sensations in the spectator of a dance piece, we intend to present the materials developed in a research practice that seeks, during fruition, to stimulate fear-related sensations in the spectator, pointing out examples of narratives that use the allegory of terrifying political situations to question episodes of terror in today's society. It also seeks to make a survey of examples of artistic works that used/use as a basis the mechanisms that have a relationship with the horror genre. In an objective way, this research uses the triad Terror (cinematographic genre) - Dance - State Terror, in order to try to answer or offer discursive ramifications to the question: How to generate terrifying states of body in the field of dance using State Terror as allegory? The hypothesis is that it is possible to develop terrifying states of body in dance, using the referential field of State Terror as a stimulus, combined with an understanding of the scenic artifices used by works of various artistic modalities - primarily cinema, but also dance, theater and performance. The following authors were articulated for these studies: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMedo na artept_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etcpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectSentidos e sensações na artept_BR
dc.subjectLinguagem corporal na artept_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherTerrorpt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherState Terrorpt_BR
dc.titleObs-cenidades aterrorizantes: corpo e terror em movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela Bemfica-
dc.contributor.referee2Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee3Brito, Giselle Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139059D0&tokenCaptchar=03AFY_a8XteXBznIc5jq71rvFN_RodhS5WYecjAP0yE3bVBHIfla6o9tfjWcaPZJZjAlg7Sq7veZuwIWZE0T96puEgaPBhWphZTcU_XWKmvx5f1W-k5zbScPjaIOCP3rjkpVQ6teQt8gpOBIW9G1pCWxje61tzP9zwlGoPBHQqwcgfRe5f2J8sQ6p9907PVleCr5Ctt2pDJVBGmnFbid-dVUCFjlB2YWtEqUoeJMc-za4JdFUajbv2QTK8LP4GlCg2L1iR_LgqZrE4viJUllZ-j0KBsS3I9tDcCGwUDB4HD97oHZHZDzArlfAS6skSkJ-vvo0Ocq6DosHNhDd7buyjlCeqCtDFXnYDy9SCqDXTzKfgH3IKSVSII6BlEbEb1AicsLdwrmhm-rnJTE9c1e-gunWIm55HKpAbn7HY7qkuRWioQiqheFJFiFUVmyih7F1NxKBnsK5Fym-jS71xr9h4sfxlgSgu9Nggd0sTfLhcCEwPmnb1wC7Tsq5YN5Czw63JSSTIbgDQbo-ZZ4RqRE4pzzbNaXSgePx7RBG6nCaqchyK2kH1UxgX6TMpt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de ampliar o panorama de investigações de procedimentos de criação em dança e das possibilidades de intercâmbio nos estudos de corpo e política, esta pesquisa pretende apresentar uma investigação que tem como alicerce o terror. Partindo do pressuposto de que é possível instigar no espectador de uma obra de dança percepções e sensações dos mais variados tipos, pretende-se, aqui, apresentar os materiais desenvolvidos em uma prática como pesquisa que buscam, durante a fruição, estimular, no espectador, sensações relacionadas ao medo, procurando apontar exemplos de narrativas que usam da alegoria de situações políticas aterrorizantes para questionar episódios do terror na sociedade atual. Procura-se, também, fazer um levantamento de exemplos de obras artísticas que usaram/usam como fundamento os mecanismos que tenham relação com o gênero terror. De uma maneira objetiva, esta pesquisa utiliza a tríade Terror (gênero cinematográfico) - Dança - Terror de Estado, no sentido de tentar responder ou oferecer ramificações discursivas para a questão: Como gerar estados de corpo aterrorizantes no campo dança usando como alegoria o Terror de Estado? A hipótese é de que é possível desenvolver estados de corpo aterrorizantes em dança, usando como estímulo o campo referencial do Terror de Estado, aliado à compreensão dos artifícios cênicos usados por obras de várias modalidades artísticas - prioritariamente, o cinema, mas também a dança, o teatro e a performance. Para esses estudos foram articulados os seguintes autores: Carroll (1999), Mbembe (2003; 2016), Safatle (2015), Cohen, Jerome, James, Ian (2007), Rengel, (2015), Manso (2020), Fernandes (2014; 2020), Vargas, Pinho (2016), Guimarães (2012; 2017), Cavarero (2009), Flauzina (2006), Foucault (2002), Rodrigues, (2006), Vieira (2012), Courtine (2006), Coelho (2008), Santaella (2007).pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação- Artur Braúna de Moura.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.