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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
Other Titles: HOW THE USE OF INSTAGRAM CHANGES THE WORK OF PROFESSIONAL TATTOO ARTISTS
metadata.dc.creator: Sousa, Helen Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, André Luiz Martins Lemos
metadata.dc.contributor.referee2: Dalmonte, Edson
metadata.dc.contributor.referee3: Grohmann, Rafael
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa é um estudo social de viés neomateralista que investiga se o uso de plataformas digitais produz alterações nas relações e práticas de trabalho, focando no uso de plataformas de redes sociais digitais por profissionais de tatuagem autônomos. A plataforma escolhida foi o Instagram. A pesquisa parte da metodologia neomaterialista em estudos sociais de comunicação. Ela descreve as ferramentas, os recursos, a materialidade e a performatividade algorítmica do Instagram e analisa como o uso da plataforma pelos trabalhadores no ramo da tatuagem afeta a prática profissional. Para isso, foi realizada uma autoetnografia e uma “survey” com 590 respondentes. Como conclusão pode-se afirmar que o uso da plataforma gera dependência, produz modificações no perfil social dos trabalhadores, no espaço de trabalho, nas atividades e procedimentos, no tempo de trabalho não remunerado e pode transformar tatuadores em influenciadores e produtos. Essa pesquisa pode servir de base para outros estudos sociais sobre os impactos do uso de plataformas digitais por trabalhadores autônomos em redes sociais digitais.
Abstract: This research is a neo-materialist biased social study investigating whether the use of digital platforms produces alterations of work relations and practices, focusing on social media use by independent professional tattoo artists. The chosen platform was Instagram. The research is based on a neo- materialist methodology in communication social studies. It describes Instagram’s tools, resources, materiality and algorithmic performativity and analyses how the platform’s use by tattoo artists affects their work practice. For such, an auto ethnography and a survey with 590 participants were realized. As concluded, it states the use of the platform produces dependence and modifications on the workers' social profile, workspace, activities and procedures, as well as on the unpaid work hours and may transform tattoo artists in influencers and products. This research can be used in other social studies regarding digital platforms’ impact through social media use by independent workers.
Keywords: Tatuagem
Instagram
Trabalho digital
neomaterialismo
Tatuadores
Plataformas digitais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36633
Issue Date: 21-Jul-2021
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