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Tipo: Tese
Título: A memória midiática nos 50 anos do golpe de 1964: Alberto Dines, “chumbo quente” e o observatório da imprensa
Autor(es): Santos, Polliana Moreno dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Lucileide Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Lucileide Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Ana Rita Fonteles
metadata.dc.contributor.referee3: Magalhães, Lívia Diana Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Marilecia Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Rodrigo Perez
Resumo: Este trabalho analisa a memória midiática acerca da atuação da imprensa nos anos da ditadura civil-militar no Brasil, presente em Chumbo Quente, série televisiva exibida em 2014, na efeméride dos 50 anos do golpe civil-militar de 1964, produzida pelo programa Observatório da Imprensa, que era apresentado por Alberto Dines, intelectual do jornalismo brasileiro. O contexto de criação e exibição da referida produção foi influenciado pelos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, instituída pela Lei n. 12.528/2011 e cujo Relatório Final resultou em debates intensos na sociedade, visto que muitos atores se reuniram para rememorar e também reinvindicar a verdade e a justiça. Investigou-se como Chumbo Quente se propõe a ser uma síntese explicativa inscrita na história pública e que tem no seu cerne a inserção do testemunho na história, especialmente de jornalistas e outros sujeitos que vivenciaram os anos da ditadura. Para tanto, buscou-se compreender como esta produção dialoga com uma memória já existente sobre esse período, bem como se insere no debate público entre críticos e defensores da ditadura à medida que seu conteúdo se expande para o formato das plataformas digitais. Para a compreensão de como a memória midiática sobre o regime se organizou, foi igualmente importante mergulhar na trajetória de Alberto Dines, arquiteto do Observatório e de Chumbo Quente. Esta pesquisa aproximou-se dos campos da história, da memória e da comunicação, compreendendo a memória midiática como a representação simbólica e as narrativas sobre a história das sociedades que são veiculadas pelos meios de comunicação. Recorreu-se a realização de entrevistas, com base na História Oral, com pessoas próximas a Alberto Dines e membros do Observatório da Imprensa; análise de escritos de Alberto Dines e de material de natureza repressiva acerca desse jornalista; o estudo dos testemunhos e dos recursos ficcionais e não ficcionais em Chumbo Quente; a busca por fontes digitais para recuperar a história do Observatório da Imprensa e a análise dos comentários sobre a série no Youtube por meio da ferramenta Iramuteq. Esse estudo permitiu compreender um gênero televisivo que se sustenta nos testemunhos de um passado traumático, cujo relato é acrescido da narrativa historiográfica produzida na Academia e atuam como agentes empreendedores da memória. A composição de Chumbo Quente também revela silenciamentos, esquecimentos e memórias enquadradas sobre o jornalismo brasileiro no período da ditadura civil-militar. Igualmente, constatou-se uma compreensão difusa na interação dos internautas com a série no Youtube. Conclui-se que Chumbo Quente fez parte de uma tradição do Observatório em narrar a história da imprensa na ditadura e também como esforço de Alberto Dines em recompor a memória sobre suas vivências nesse período. E, embora o programa tenha deixado de existir, a série permanece disponível nos meios digitais de modo a perpetuar esse conteúdo a um público amplo.
Abstract: This thesis analyses the historical narrative and the media memory regarding the influence of the press during the Brazilian civil-military dictatorship present on Chumbo Quente, television series shown in 2014, on the 50th anniversary of the civil-military coup of 1964, produced by the program Observatório da Imprensa, which was presented by Alberto Dines, an intellectual in Brazilian journalism. The context of creation and exhibition of this production was influenced by the work of the Comissão Nacional da Verdade (National Truth Commission), established by Law n. 12.528/2011 and which Final Report resulted in fiery debates in society, as many actors gathered to recollect and also claim truth and justice. It was investigated how Chumbo Quente proposes to be an explanatory synthesis inscribed in public history and which has at its core the insertion of testimony in history, especially of journalists and other people who experienced the years of the dictatorship. In order to do so, we sought to understand how this production dialogues with an existing memory of that period, as well as how it is inserted in the public debate between critics and defenders of the dictatorship as its content expands to the format of digital platforms. To understand how the media memory of the regime was organized, it was equally important to delve into the trajectory of Alberto Dines, architect of the Observatório and Chumbo Quente. This research approached the fields of history, memory and communication, understanding how media coveyed media memory as the symbolic representation and the narratives about the history of societies. Interviews were used, based on Oral History, with people close to Alberto Dines and members of the Observatório da Imprensa; analysis of writings by Alberto Dines and material of a repressive nature about this journalist; the study of testimonies and fictional and non-fictional resources in Chumbo Quente; the search for digital sources to recover the history of the Observatório da Imprensa and the analysis of the comments about the series on Youtube using the Iramuteq tool. This study allowed us to understand a television genre that is based on the testimonies of a traumatic past, whose report is added to the historiographical narrative produced at the Academy and act as enterprising agents of memory. The composition of Chumbo Quente also reveals silences, forgetfulness and framed memories about Brazilian journalism in the period of the civil-military dictatorship. Likewise, there was a diffuse understanding in the interaction of Internet users with the series on Youtube. It is concluded that Chumbo Quente was part of a tradition of the Observatório to narrate the history of the press in the dictatorship and also as an effort by Alberto Dines to recompose the memory of his experiences in that period. And while the show has ceased to exist, the series remains available on digital media in order to perpetuate that content to a broad audience.
Palavras-chave: Memória midiática
golpe de 1964
Alberto Dines
Chumbo quente
Observatório da Imprensa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Citação: Santos, Polliana Moreno dos. A memória midiática nos 50 anos do golpe de 1964: Alberto Dines, “chumbo quente” e o observatório da imprensa. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022, 286 f.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36626
Data do documento: 9-Set-2022
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