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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada por competências: o caso dos trabalhadores do serviço de alimentação do Restaurante Universitário Manoel José de Carvalho da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Continuing education by skills: the case of food service workers at the University Restaurant Manoel José de Carvalho at the Federal University of Bahia
Autor(es): Bartel, Livia Curi Fernandes
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Maria da Conceição Pereira da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Sandra Maria Chaves dos
Resumo: Investigações com foco no mundo do trabalho visando buscar maior compreensão do relacionamento entre gestão e avaliação das competências com vistas a superar alguns obstáculos encontrados na aprendizagem de competências são necessárias. Nesse sentido, o diagnóstico de competências em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é importante não só porque fornece padrões de práticas a serem seguidos pelos trabalhadores, mas também porque orientam os processos de seleção, de treinamento, de avaliação de desempenho. O estado de saúde de trabalhadores em UAN, assim como suas práticas higiênicas, influenciam diretamente na qualidade final dos alimentos. Esses trabalhadores precisam ser preparados para as atividades que desempenham. Para tanto, o treinamento adequado deve ser essencialmente prático e com diferentes recursos didáticos, respeitando-se sempre as diferenças individuais. Em tese, o conhecimento prévio das características individuais necessárias para execução de determinada função pode otimizar o investimento em desenvolvimento profissional, dessa perspectiva, a competência é um conjunto de conhecimentos e habilidades que credencia o profissional a exercer sua função com êxito. A pergunta de pesquisa que orientou esta dissertação foi: que fatores podem ser considerados na proposição de um processo de capacitação continuada fundada em competências direcionadas para os trabalhadores do restaurante universitário da UFBA? Considerando-se o quadro teórico traçado e, relacionando-se a pergunta de pesquisa, foi realizada entrevista através de questionário semiestruturado em formato online na Plataforma Google Docs, como objetivo de desenvolver uma proposta de formação continuada baseado em competências, de longo prazo e ajustada ao perfil de trabalhadores que manipulam alimentos, para melhorar os serviços oferecidos para os alunos, servidores e demais usuários da alimentação do Restaurante Universitário Professor Manoel José de Carvalho da Universidade Federal da Bahia. Para responder à pergunta de pesquisa e alcançar o objetivo geral pretendeu-se: diagnosticar as competências dos trabalhadores manipuladores de alimentos do RU, isto é, competências por cargo; definir conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a cada competência; diagnosticar as lacunas de competências por cargo; e desenvolver proposta de TD&E. Para isto, realizou-se inicialmente uma pesquisa de observação não participativa com finalidade exploratória, através de visitas in loco. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Após finalizada a coleta de dados, elaborou-se um programa de capacitação dos manipuladores de acordo com o diagnóstico das competências dos mesmos, que posteriormente foi desmembrado em planos de capacitação. O plano de capacitação por competência detalha os tipos de capacitações, objetivos, o tempo de duração, e o uso de metodologias ativas, para promover a sensibilização dos funcionários para as questões abordadas, permitindo a interação do funcionário com o conteúdo apresentado.
Abstract: Investigations focusing on the world of work in order to seek greater understanding of the relationship between management and assessment of competences in order to overcome some obstacles found in the learning of competences are necessary. In this sense, the mapping of competences in the Food and Nutrition Unit (UAN) ), is important not only because it provides standards of practices to be followed by workers, but also because they guide the selection, training and performance evaluation processes of its workers. The health status of UAN workers, as well as their hygienic practices, directly influence the final quality of food. These workers need to be prepared for the activities they perform and trained to prevent foodborne illnesses. Therefore, adequate training for each area of food handling must be essentially practical and with different teaching resources, always respecting individual differences. Training is defined as an organizational action planned in a systematic way, which enables the acquisition of motor skills, as well as the development of cognitive strategies that can make the individual more apt to perform their current or future functions. In theory, prior knowledge of the individual characteristics necessary to perform a given function can optimize investment in professional development, from this perspective, competence is a set of knowledge and skills that entitle the professional to successfully perform their function. The research question that guided this dissertation was: how to train workers at the University Restaurant (RU) of the Federal University of Bahia (UFBA) based on competences? Considering the theoretical framework outlined and, relating to the research question, an interview was conducted through a semi-structured questionnaire in online format on the Google Docs Platform, with subsequent structuring of a proposal for training based on competences, long-term and adjusted to the profile of food handling workers, to improve the services offered to students, servers and other food users in the UK. To answer the research question and reach the general objective, the specific objectives of this dissertation are: to diagnose competencies by position; define knowledge, skills and attitudes related to each competence; diagnose skills gaps by position; and develop training proposal. The general objective of this work was to develop a proposal for competence-based, long-term training, tailored to the profile of food handlers, to improve the services offered to food service users in the UK. For this, initially a non-participatory observational research with exploratory purpose was carried out, through on-site visits. Subsequently, an applied research with a qualitative approach was carried out. After completing the data collection, a training plan for the handlers was drawn up according to the diagnosis and mapping of their competences. The competency-based training plan details the types of training, objectives, the duration of each one, as well as defines the use of active methodologies, to promote employee awareness of the issues addressed, allowing the employee to interact with the content presented.
Palavras-chave: Capacitação
Competências
Manipuladores de alimentos
Restaurante Universitário
Treinamento, desenvolvimento e educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36602
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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