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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aisha Yeji Onawale-
dc.creatorhttp://lattes.cnpq.br/6021058272480735-
dc.date.accessioned2023-01-27T10:09:26Z-
dc.date.available2023-01-27T10:09:26Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36563-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectAquisição de Linguagempt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subject.otherBilingual educationpt_BR
dc.titleBem antes das letras: a importância das creches bilíngues na aquisição de linguagem da criança surda.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Begrow, Desirée De Vit-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4813-3107pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106067234824927pt_BR
dc.contributor.referee1Dizeu, Liliane Correira Toscano de Brito-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3457-0277pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Francielle Cantarelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495191392642895pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância das creches bilíngues – Libras/Português – para a aquisição de linguagem de crianças surdas, buscando identificar o que a literatura nacional vem debatendo sobre o tema. Para isso, foi realizada uma Revisão Bibliográfica do tipo integrativa nas plataformas Google Acadêmico e Periódico Capes, no período entre 2012 e 2022, buscando através dos descritores: creche; surd; linguagem; "educação bilíngue"; e “educação infantil” além de suas combinações usando o operador booleano AND. Os resultados mostraram 30 trabalhos abordando o tema, sendo que não foram identificadas experiências nacionais em creches bilíngues para crianças surdas, embora as publicações analisadas pontuem a relevância desta perspectiva na educação das crianças surdas e que o contato dos surdos com a língua de sinais e a cultura surda o mais cedo possível é fundamental para a aquisição de linguagem. A partir dos achados desta investigação, verificou-se a relevância deste período de escolarização apontado nos textos o que indica aspecto positivo para a criação de creches bilíngues como local relevante para a aquisição de linguagem de crianças surdas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Saúde - ICSpt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseFONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

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