Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Aisha Yeji Onawale | - |
dc.creator | http://lattes.cnpq.br/6021058272480735 | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T10:09:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T10:09:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36563 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject.other | Bilingual education | pt_BR |
dc.title | Bem antes das letras: a importância das creches bilíngues na aquisição de linguagem da criança surda. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Begrow, Desirée De Vit | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4813-3107 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7106067234824927 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dizeu, Liliane Correira Toscano de Brito | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3457-0277 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Francielle Cantarelli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3495191392642895 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância das creches bilíngues – Libras/Português – para a aquisição de linguagem de crianças surdas, buscando identificar o que a literatura nacional vem debatendo sobre o tema. Para isso, foi realizada uma Revisão Bibliográfica do tipo integrativa nas plataformas Google Acadêmico e Periódico Capes, no período entre 2012 e 2022, buscando através dos descritores: creche; surd; linguagem; "educação bilíngue"; e “educação infantil” além de suas combinações usando o operador booleano AND. Os resultados mostraram 30 trabalhos abordando o tema, sendo que não foram identificadas experiências nacionais em creches bilíngues para crianças surdas, embora as publicações analisadas pontuem a relevância desta perspectiva na educação das crianças surdas e que o contato dos surdos com a língua de sinais e a cultura surda o mais cedo possível é fundamental para a aquisição de linguagem. A partir dos achados desta investigação, verificou-se a relevância deste período de escolarização apontado nos textos o que indica aspecto positivo para a criação de creches bilíngues como local relevante para a aquisição de linguagem de crianças surdas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Saúde - ICS | pt_BR |
dc.type.degree | Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.course | FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bem antes das letras versão final.pdf | Trabalho de conclusão de curso em fonoaudiologia | 406,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons