https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagens sobre o processo de apropriação da estética noir pelo cinema brasileiro |
Autor(es): | Santos, Luís Eduardo da Conceição |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Marcelo R. S. |
Resumo: | Esta monografia pretende realizar uma análise fílmica de filmes dos gêneros noir e neo-noir brasileiros e estrangeiros. Os objetivos são: compreender o que é o cinema noir, suas principais características e quais foram os processos que fizeram uma estética surgida em pressões típicas ao Norte Global chegar, ainda que com atraso, à cinematografia brasileira. Ao final do trabalho, serão expostos os principais temas recorrentes entre os filmes, assim como as similaridades, as diferenças e aquilo que foi ressignificado na passagem do gênero para o Brasil. |
Palavras-chave: | Cinema brasileiro - Influência francesa Norte Global Sul Global Cinema noir |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36553 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABORDAGENS SOBRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESTÉTICA NOIR PELO CINEMA BRASILEIRO - Luís Eduardo da Conceição Santos.pdf | 568,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.