https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36553
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Abordagens sobre o processo de apropriação da estética noir pelo cinema brasileiro |
metadata.dc.creator: | Santos, Luís Eduardo da Conceição |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Marcelo R. S. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia pretende realizar uma análise fílmica de filmes dos gêneros noir e neo-noir brasileiros e estrangeiros. Os objetivos são: compreender o que é o cinema noir, suas principais características e quais foram os processos que fizeram uma estética surgida em pressões típicas ao Norte Global chegar, ainda que com atraso, à cinematografia brasileira. Ao final do trabalho, serão expostos os principais temas recorrentes entre os filmes, assim como as similaridades, as diferenças e aquilo que foi ressignificado na passagem do gênero para o Brasil. |
Keywords: | Cinema brasileiro - Influência francesa Norte Global Sul Global Cinema noir |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36553 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
File | Description | Size | Format | |
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ABORDAGENS SOBRE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA ESTÉTICA NOIR PELO CINEMA BRASILEIRO - Luís Eduardo da Conceição Santos.pdf | 568,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
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