Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Paulo Cesar-
dc.date.accessioned2023-01-24T18:11:51Z-
dc.date.available2023-01-24T18:11:51Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36550-
dc.description.abstractThis memorial aims at presenting a podcast series, entitled A voz negra do canto, which presents members of the singing wings of afro blocks of carnival in Salvador from artistic trajectories marked by invisibility and identity production. Thereunto, aspects of the sociocultural environment of Salvador in the 70s and 80s decades of the last century were recovered, in which the associations were created, and the role played by the music in the consolidation of these spaces, aiming at problematizing the lack of information about these people. Methodology used is based on the content analysis from cross-check information contained in radiophonic records and in semi-structured interviews with singers and directors of afro blocks of Salvador, and a nominal selective search carried out on the WEB, in addition to research in the bibliography on the afro blocks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectBlocos afros - Salvador - Ala de cantopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectIntérpretespt_BR
dc.subjectCompositorespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.otherSinging wingspt_BR
dc.subject.otherAfro blockspt_BR
dc.subject.otherCarnivalpt_BR
dc.subject.otherInterpreterspt_BR
dc.subject.otherComposerspt_BR
dc.subject.otherMusicpt_BR
dc.titleA voz negra do canto: identidade e trajetórias de integrantes das alas de canto dos blocos afro de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeThe black singing voice: identity and trajectories of members of the corner wings of the afro blocks in Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Guilherme-
dc.contributor.referee1Romano, Maria Carmen Jacob de Souza-
dc.contributor.referee2Laban, Mariela da Silva Santiago Laban-
dc.contributor.referee3Maia, Guilherme-
dc.description.resumoEste memorial tem como objetivo apresentar a produção de uma série de podcast, intitulada A voz negra do canto, que apresenta integrantes das alas de canto dos blocos afro do carnaval de Salvador a partir de trajetórias artísticas marcadas por invisibilidade e afirmação de identidade. Para tanto, recuperaram-se aspectos do ambiente sociocultural da cidade de Salvador das décadas de 1970 e 1980 do século passado, em que essas agremiações foram criadas, e o papel da música na consolidação desses espaços, visando a problematizar a escassez de informação sobre essas pessoas. A metodologia utilizada tem por base a análise de conteúdo, a partir do cruzamento de informações contidas em registros radiofônicos e em entrevistas semiestruturadas com cantores e dirigentes de blocos afro de Salvador, tendo como mecanismo de checagem a pesquisa documental e a busca seletiva nominal feita na web, além de pesquisa na bibliografia sobre os blocos afro.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso Paulo Oliveira.pdf999,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.