Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36550
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A voz negra do canto: identidade e trajetórias de integrantes das alas de canto dos blocos afro de Salvador
Otros títulos : The black singing voice: identity and trajectories of members of the corner wings of the afro blocks in Salvador
metadata.dc.creator: Oliveira, Paulo Cesar
metadata.dc.contributor.advisor1: Maia, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee1: Romano, Maria Carmen Jacob de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Laban, Mariela da Silva Santiago Laban
metadata.dc.contributor.referee3: Maia, Guilherme
metadata.dc.description.resumo: Este memorial tem como objetivo apresentar a produção de uma série de podcast, intitulada A voz negra do canto, que apresenta integrantes das alas de canto dos blocos afro do carnaval de Salvador a partir de trajetórias artísticas marcadas por invisibilidade e afirmação de identidade. Para tanto, recuperaram-se aspectos do ambiente sociocultural da cidade de Salvador das décadas de 1970 e 1980 do século passado, em que essas agremiações foram criadas, e o papel da música na consolidação desses espaços, visando a problematizar a escassez de informação sobre essas pessoas. A metodologia utilizada tem por base a análise de conteúdo, a partir do cruzamento de informações contidas em registros radiofônicos e em entrevistas semiestruturadas com cantores e dirigentes de blocos afro de Salvador, tendo como mecanismo de checagem a pesquisa documental e a busca seletiva nominal feita na web, além de pesquisa na bibliografia sobre os blocos afro.
Resumen : This memorial aims at presenting a podcast series, entitled A voz negra do canto, which presents members of the singing wings of afro blocks of carnival in Salvador from artistic trajectories marked by invisibility and identity production. Thereunto, aspects of the sociocultural environment of Salvador in the 70s and 80s decades of the last century were recovered, in which the associations were created, and the role played by the music in the consolidation of these spaces, aiming at problematizing the lack of information about these people. Methodology used is based on the content analysis from cross-check information contained in radiophonic records and in semi-structured interviews with singers and directors of afro blocks of Salvador, and a nominal selective search carried out on the WEB, in addition to research in the bibliography on the afro blocks.
Palabras clave : Blocos afros - Salvador - Ala de canto
Carnaval
Intérpretes
Compositores
Música
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36550
Fecha de publicación : 30-nov-2022
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de conclusão de curso Paulo Oliveira.pdf999,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.