Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36520
metadata.dc.type: Tese
Título : Uma flor do sertão no cenário da música de concerto
Otros títulos : A flower from the backland in the scene of concert music
metadata.dc.creator: Côrtes Junior, Moacir da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee1: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee2: Montardo, Deise Lucy
metadata.dc.contributor.referee3: Brandão, José Maurício Valle
metadata.dc.contributor.referee4: Döring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee5: Hikiji, Rose Satiko Gitirana
metadata.dc.description.resumo: Proponho, nesta pesquisa, investigar como a música pode contribuir na formação identitária dos/as jovens protagonistas da Orquestra Santo Antônio (OSA), Projeto Social criado e desenvolvido na periferia da cidade de Conceição do Coité, semiárido baiano, discutindo a relação dos projetos sociais que têm a arte-educação como foco. Tenho como objetivo principal analisar o processo musical, social e político desenvolvido no referido projeto, problematizando as questões que envolvem ações na busca de desenvolver o sentimento de cidadania, sociabilidade e autoestima de crianças e jovens de famílias de baixa renda, moradores em contextos urbanos periféricos e a relação desses projetos com a violência urbana que tem crescido nas grandes e também nas pequenas cidades. Trago as vozes dos/as musicistas baianos/as, nordestinos/as e brasileiros/as da OSA que, por meio de uma performance corporificada, irrompem o cenário brasileiro da música de concerto, revelando criatividade e autonomia. Apresento a construção musical do repertório periférico da OSA a fim de contribuir para a afirmação de sua identidade sonora heterogênea e situada numa territorialidade que retrata a cor do semiárido baiano, mas com as matizes contemporâneas das sonoridades da atual música popular brasileira. Destaco o empoderamento das mulheres da OSA em um cenário de silêncio e invisibilidade feminina no contexto da música orquestral. A pesquisa tem como esteio teórico principal a etnomusicologia, baseando-se também nas teorias de gênero, nas epistemologias feministas pós-colonias e nas discussões teóricas sobre identidade, territorialidade e performance musical. Utilizei como metodologia a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, buscando problematizar as práticas musicais adotadas à luz de uma perspectiva social e de culturas paralelas, distintas, e socialmente complementares. Faço ainda uma análise teórico metodológica integrando a Sociolinguística e a Teoria Gerativa com a Etnomusicologia.
Resumen : In this research, I propose an investigation of how music can contribute to the identity formation of the young protagonists of the Santo Antônio Orchestra (SAO). It is a Social Project created and developed in the outlying ghettos of Conceição do Coité City, located in the semi-arid region of Bahia, which discusses the relationship between the social projects, which focus on art education. The research’s main objective is to analyze the musical, social, and political processes developed in the referred project. It aims to discuss the issues that involve the actions, which pursue the development of the sense of citizenship, sociability, and self-esteem of children and young adults. The studied population is from outlying ghettos and comes from low-income families. Another research goal is to analyze the relation of these projects to urban violence that has grown both in the large and the small cities. I show the voices of the musicians of Bahia, the northeastern and Brazil from SAO, through an embodied performance, which shatters the Brazilian concert music scenario, revealing creativity and autonomy. I present the musical construction of the SAO’s outlying repertoire, in order to contribute to the assurance of its diversified sonorous identity. It is located in an area where the color of Bahia’s semi-arid is portrayed, but with the contemporary nuances of the Brazilian popular music’s sounds. I highlight the SAO women’s empowerment in a scenario of female silencing and invisibility in the orchestral music context. This research has as its theoretical base the ethnomusicology and gender theories, post-colonial feminist epistemologies, and the theoretical discussions on identity, territoriality, and musical performance. I used as a methodology the systematic observation and the semi-structured interview, in order to discuss the teaching music practices adopted in the light of a social perspective and of the parallel, distinct, and socially complementary cultures. I perform a theoretical-methodological analysis linking Sociolinguistics and the Generative Grammar Theory with Ethnomusicology.
Palabras clave : Música orquestral; Projetos sociais de arte-educação; Etnomusicologia; Performance corporificada; Identidade e territorialidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36520
Fecha de publicación : 30-jun-2022
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese - Versão Final -Moacir Côrtes - com Ficha catalográfica - UFBA.pdf8,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons