Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36495
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reforma trabalhista em pauta - um podcast sobre os efeitos das flexibilizações viabilizadas pela reforma trabalhista
Autor(es): Andrade, Maria Clara de Lima
Primeiro Orientador: Fontes, Maria Lucineide Andrade
Resumo: Este memorial descreve o projeto Reforma Trabalhista em Pauta, um podcast dividido em três episódios sobre os impactos da reforma trabalhista no Brasil, cinco anos após sua implementação. O primeiro episódio tem a proposta de descrever o que foi proposto pela reforma, analisando trechos do parecer do então Projeto de Lei nº 6.787, de 2016, que dispunha sobre as modificações que a nova legislação traria. O segundo busca trazer as principais consequências da reforma trabalhista, com o auxílio da percepção de estudiosos da área trabalhista e de envolvidos no setor, como os sindicatos. O podcast não buscou ouvir trabalhadores ou empresários sobre o caso, por considerar que poderia haver um caráter direcionado do pensamento dessas categorias. Ainda assim, os entrevistados foram unânimes em apontar falhas no que a reforma trabalhista se propunha realizar. Por fim, o terceiro episódio buscou analisar as propostas dos então presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) com relação a mudanças na legislação trabalhista. Afinal, com as eleições deste ano, o tema voltou à tona em discursos e nos planos de governo dos dois candidatos à Presidência que disputaram o apoio popular em segundo turno, na eleição mais apertada desde a redemocratização. O podcast está disponível no Spotify e no Soundcloud.
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Legislação trabalhista
Eleições 2022
Flexibilizações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36495
Data do documento: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reforma Trabalhista em Pauta - Memorial (3).pdf428,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA BANCA TCC - MARIA CLARA ANDRADE.pdf141,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.