Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36489
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação pública, cidades e dados. um olhar sobre Comunicação e Inovação na Prefeitura de Salvador (2020-2022)
Autor(es): Oliveira, Thainara de jesus
Primeiro Orientador: Sampaio, Adriano de Oliveira
Resumo: A partir de conceitos da Comunicação Pública, o presente estudo propõe analisar o cenário comunicativo, de inovação e tecnologia da cidade de Salvador, envolvendo uma série de atores sociais, presentes na construção de políticas públicas e exercício da cidadania. Com o intuito de entender o contexto e a relação entre comunicação e tecnologia, o trabalho busca analisar exemplos de sua utilização, refletindo sobre o papel da comunicação nessas novas iniciativas, como a gestão trabalha o processo comunicacional e os resultados voltados para a população. Para responder tais questionamentos, são revisadas referências bibliográficas, investigados documentos, planilhas e gráficos da administração pública, discutidos em entrevistas com profissionais da área, realizando comparativos entre outros setores da administração municipal a respeito do investimento de recursos públicos para inauguração e manutenção de projetos. Constatou-se que Salvador possui uma estrutura frágil para adoção de projetos tecnológicos, e os investimentos iniciais na concepção de ações ou estruturas apenas não são suficientes. Verificamos ainda que preceitos importantes da Comunicação Pública não são atendidos e a participação da sociedade nem sempre é priorizada. Além disso, a crescente utilização de tecnologia segue sendo promovida com base em práticas neoliberais e pouca transparência.
Palavras-chave: Comunicação pública - Salvador (BA)
Cidades
Democracia
Tecnologia
Informação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36489
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.