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Tipo: Dissertação
Título: Protocolo de acolhimento e acompanhamento mediado pelo brincar: contribuições da psicologia histórico-cultural na pediatria hospitalar
Autor(es): Felício, Luanna Lua Sousa
Primeiro Orientador: Silva, Carmem Virgínia Moraes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Carmem Virgínia Moraes da
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Monalisa Nascimento dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Jauris, Roberta Bolzan
Resumo: Nesta Dissertação, sob o enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, ancorado em Vigotski, tivemos como objetivo geral a elaboração de um protocolo para acolhimento e acompanhamento da criança em situação de hospitalização, mediado pelo brincar, de modo a instrumentalizar profissionais psicólogos atuantes no setor de Pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O delineamento da pesquisa é qualitativo, de cunho exploratório e descritivo, fazendo uso da Pesquisa-Intervenção como modalidade específica da pesquisa. Foram investigados eixos temáticos que envolvem a atuação do psicólogo hospitalar, o processo de desenvolvimento infantil mediado pelo brincar sob o enfoque Histórico-Cultural. Consideramos que a criança não hospitalizada, a rigor, está inserida em um meio social no qual vivencia relações que potencializam seu desenvolvimento e aprendizagem e que, em decorrência de uma hospitalização, apresente prejuízos relativos ao distanciamento de vínculos, de modo que, através de vivência de brincadeiras e diálogo, seja dada visibilidade à criança, ponderando, ainda, que a vivência de brincadeiras proporciona um maior bem estar para a criança no processo de hospitalização e garanta a promoção da saúde mental dessa, conforme desejado ao estudar sobre a Psicologia da Saúde. Desde modo, com o intuito de promover contribuições sociais e locais de impacto, atendendo às necessidades do hospital, e promovendo qualificação técnico-científica, através da Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas na Saúde” do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde (UFBA - IMS/CAT), que aprofunda nos estudos sobre o desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital, foi elaborado um protocolo de normatização e guia para os atendimentos pediátricos. O referido protocolo evidencia a relevância do brincar e foi disponibilizado para os profissionais psicólogos do hospital. Esperamos que esse produto passe a ser um mecanismo utilizado por profissionais em momentos futuros, garantindo o estabelecimento de vínculos e melhor relação para execução das ações de cuidados aos pacientes lotados na Pediatria.
Abstract: In this Dissertation, under the Cultural-Historical Psychology approach, anchored by Vigotski, we had as a general objective to elaborate a protocol to shelter and monitor kids in a hospitalization setting, mediated by playing, in a way to instrumentalize professional psychologists working in the Pediatrics section in the General Hospital in Vitoria da Conquista. The research design is qualitative, with an exploratory and descriptive nature, using Research-Intervention as a specific research category. The thematic axis involved working on hospital psychology, as well as the process of child development mediated by play under the Cultural-Historical approach, was investigated. We considered that a child non-hospitalized, strictly speaking, is inserted in a social environment in which they experience relationships that enhance their development and learning and that, as a consequence of hospitalization, can be harmed related to distancing from their social links, in a way that, through playing and talking, it will give visibility to the kid, considering, also, that playing will also improve the kid’s wellness through the hospitalization process and will improve their mental health, as is desired while studying Health Psychology. Therefore, as a way to promote social contributions and places of impact, tending to the needs of the hospital, and promotion scientific and technical qualification, through the Research Line “Human Development and Educative Practices in Health” of the Professional Masters in Health Psychology (UFBA - IMS/CAT), that deepens the studies about human development throughout the life cycle, it was developed a standardized protocol and a guide for pediatric attendance. The referred protocol shows the relevance of playing and was made available for professional psychologists of the hospital. We hope that this product can be a mechanism used by professionals in future moments, guaranteeing the establishment of bonds and a better relation to execute the necessary care actions for the patients at Pediatry.
Palavras-chave: Brincadeira
Desenvolvimento infantil
Protocolo
Psicologia hospitalar
Vigotski
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS)
metadata.dc.publisher.program: Outro
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36465
Data do documento: 7-Out-2022
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Dissertação - Luanna Lua Sousa Felício.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, em nível de Mestrado Profissional, vinculado à Universidade Federal da Bahia - UFBA, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira.1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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