Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36435
Tipo: Dissertação
Título: Mudança organizacional decorrente do redesenho do processo de compras apoiado pela Tecnologia da Informação: estudo de caso na CETREL S.A.
Autor(es): Kanbach, Raquel Soraia Bianchini
Primeiro Orientador: Andrade, José Célio Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, José Célio Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Salvador, Laís do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Cláudio Alves de
Resumo: A Gestão de Processos está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas a fim de tornar seus negócios mais dinâmicos e ágeis. A TI participa nessa agilização ao tornar esses processos mais rápidos e eficientes. Porém, alterar o modo como um trabalho é executado implica em mudanças organizacionais que impactam sobre as pessoas e sobre a cultura organizacional, daí a necessidade de adotar conceitos de Gestão da Mudança para facilitar a implementação dessas modificações. O presente trabalho é a integração das disciplinas Gestão de Processos, Projeto de TI e Gestão da Mudança para que a empresa alcance os objetivos desejados O estudo utilizou um modelo que incorpora esses três conceitos para estudar as mudanças ocorridas num caso de redesenho do processo de Compras de uma empresa que está passando por uma transformação. Este trabalho focaliza os objetivos da mudança e estabelece uma relação entre as ações de redesenho de processo e de soluções de TI que foram planejadas e executadas e as ocorrências não desejadas que surgiram durante a mudança. Essas ocorrências foram então analisadas para verificar se a adoção de critérios de Gestão da Mudança poderia influenciá-las, reduzindo as dificuldades enfrentadas. A conclusão é que a aplicação desses critérios poderia teria ajudado a evitar ou a minimizar uma parcela significativa das dificuldades enfrentadas no caso estudado.
Abstract: The Business Project Management is more frequently being utilized by companies with the objective to make their businesses more agile and dynamic. The IT participates by making these processes quicker and more efficient. However, alternating the way in which a job is executed results in organizational changes impacting on people and the organizational culture. This creates a need to adopt Change Management concepts to facilitate the implementation of these changes. The present study addresses the integration of Business Process Management, IT Project, and Change Management enabling the company to reach their desired objectives. The study utilized a model that incorporates these three concepts to study the changes that occurred when a company modified their Acquiring Process at the time of a transformation. The study focuses on the objectives of the change and establishes a relationship between the process redesign actions, the planned and executed IT solutions, and the undesired outcomes that appeared during the change. These occurrences were then analyzed to verify if the adoption of Change Management criteria could influence them in reducing the encountered difficulties. The conclusion is that the application of this criteria did help to avoid or minimize a significant part of the difficulties encountered in this case.
Palavras-chave: Gestão de processos
Mudança organizacional
Gestão da mudança
Projeto de TI
Processo de compras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36435
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese completa.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.