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Tipo: Dissertação
Título: Almanaque como patrimônio afetivo: colecionismo e autobiografia em Santa Inês, Bahia
Título(s) alternativo(s): Almanac as an affective heritage: collecting and autobiography in Santa Inês, Bahia
Autor(es): Barbosa, Josenilto Rodrigues
Primeiro Orientador: Britto, Clovis Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Ana Lúcia de Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Joseania Miranda
metadata.dc.contributor.referee3: Britto, Clovis Carvalho
Resumo: Os almanaques são impressos que tiveram grande repercussão no Brasil e foram objetos muito influentes no processo de letramento e na trajetória de muitos de seus leitores e leitoras. Entre os séculos XIX e XX, alcançaram expressivas tiragens e atingiram o ápice de sua popularidade, chegando às mais diversas e distantes regiões do país, difundindo conhecimentos científicos e múltiplos saberes através de uma linguagem lúdica e acessível. Conectados às trajetórias de vida de muitos leitores e leitoras, os almanaques motivaram afetos, propiciaram intercâmbios culturais e, nos diversos espaços em que estiveram inseridos, tornaram-se fonte de colecionismo e conhecimento. Esta dissertação evidencia os almanaques como patrimônios afetivos em Santa Inês/Bahia, por meio das interfaces entre colecionismo, patrimônio e autobiografia. A partir de metodologia qualitativa pautada na escrita autobiográfica, articula revisão de literatura, análise documental e coleta de depoimentos, demonstrando diferentes memórias acionadas pelos almanaques nos anos de 1980 a 1990, período em que foram mais populares na cidade. O intuito é compreender a circulação, as tipologias, as contribuições ao hábito da leitura e o colecionismo, demonstrando como se constituiu em um patrimônio afetivo para uma parcela de moradores e moradoras de Santa Inês/Bahia.
Abstract: The almanacs are printed materials that had great repercussion in Brazil and were very influential objects in the literacy process and in the trajectory of many of its readers. Between the 19th and 20th centuries, they obtained significant print runs and reached the height of their popularity, arriving at the most diverse and distant regions of the country, spreading scientific knowledge and multiple learning forms through a playful and accessible language. Connected to the life trajectories of many readers, the almanacs motivated affections, provided cultural exchanges and, in the different spaces in which they were inserted, became a source of collecting and knowledge. This dissertation highlights the almanacs as affective patrimonies in Santa Inês/Bahia, through the interfaces between collecting, heritage and autobiography. Based on a qualitative methodology aligned with autobiographical writing, it articulates literature review, document analysis and collection of testimonies, demonstrating different memories triggered by almanacs in the period from 1980 to 1990, when they were most popular in the city. The aim is to understand the circulation, the typologies, the contributions to the habit of reading and collecting, demonstrating how it constituted an affective heritage for a portion of residents of Santa Inês/Bahia.
Palavras-chave: Museologia
Colecionismo
Almanaques
Patrimônio afetivo
Autobiografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36387
Data do documento: 18-Nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUSEU)

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