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dc.creatorVieira, Sophia Colleti Simões-
dc.date.accessioned2022-12-13T13:21:53Z-
dc.date.available2022-12-13T13:21:53Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationVIEIRA, Sophia Colleti Simões. Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 2022. 123 f + anexos. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36385-
dc.description.abstractThis dissertation approaches the theater audience and, more specifically, the audience of Teatro Martim Gonçalves (Martim Gonçalves Theater), which belongs to the Theater School of Federal University of Bahia (Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia). At first, through a perspective that puts and holds the audience always in sight, the work raises some historical information about the Theater School and its founder and first director, Eros Martim Gonçalves. Based on this context, through official reports and old bordereaux from the box office that were recovered, a large volume of data is presented regarding the spectators who have been in the Martim Gonçalves Theater between the years 2009 and 2018. Given the maximum capacity of the audience, 192 seats, the average audience of the theater productions that were on display during that time is calculated and reported. We then set out for a reflective argumentation, dialoguing with authors who have dedicated themselves to researching, understanding, and theorizing the problems and nuances of the relationship between audience and theater. Some fundamental points related to the theme and object of the study are discussed, outlining management, communication, and marketing strategies that can be applied to the Martim Gonçalves Theater, so that new audiences can be attracted to the space, besides the existing ones being maintained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectTeatro Martim Gonçalvespt_BR
dc.subjectEscola de Teatro da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.otherTheaterpt_BR
dc.subject.otherTheater audiencept_BR
dc.subject.otherTeatro Martim Gonçalvespt_BR
dc.subject.otherEscola de Teatro da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subject.otherPerforming Artspt_BR
dc.titlePensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalvespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAraújo, Sérgio Sobreira-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Vilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999740637461083pt_BR
dc.contributor.referee1Vilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.referee2Falabella, Márcia Cristina Vieira-
dc.contributor.referee3Sanches, João Alberto Lima-
dc.contributor.referee4Araújo, Sergio Sobreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2341057112016670pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata do público de teatro e, mais especificamente, do público do Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Em um primeiro momento, através de uma perspectiva que coloca e mantém o público sempre em vista, o trabalho levanta algumas informações históricas a respeito da Escola de Teatro e de seu fundador e primeiro diretor, Eros Martim Gonçalves. A partir desta contextualização, por meio de relatórios oficiais e de antigos borderôs que foram recuperados, é apresentado um grande volume de dados relativos aos espectadores que passaram pelo Teatro Martim Gonçalves entre os anos de 2009 e 2018. Considerando a lotação máxima da plateia, 192 lugares, são calculadas e relatadas as médias de público das produções que estiveram em cartaz durante o período. A seguir, entramos em uma argumentação reflexiva, dialogando com autores e autoras que se dedicaram a pesquisar, entender e teorizar os problemas e as nuances da relação entre público e teatro. São discutidos alguns pontos fundamentais relativos ao tema e ao objeto do estudo, delineando-se estratégias de gestão, comunicação e marketing que possam ser aplicadas ao Teatro Martim Gonçalves a fim de angariar novos públicos para o espaço, além de manter os existentes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesObras gerais: ARAÚJO, Sérgio Sobreira. Produção cultural no contexto das políticas públicas: uma análise da trajetória do teatro baiano de 1988 a 2010. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. 2011; AVELAR, Romulo. O Avesso da Cena – Notas Sobre Produção e Gestão Cultural. Editora: Editora do Autor. 2013; BANDEIRA, Ana Raquel Almeida Santos. Captação e formação de públicos no teatro: o projeto primeira vez. Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura) – Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, 2020; BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Ateliê Editorial, 2007; BORDIEU, Pierre. O Amor Pela Arte: os Museus de Arte na Europa e seu Público. Edusp, 2007; BRITO, Paulo Marcos Falco de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011; CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, Espectadores e Internautas / Néstor Garcia Canclini; tradução Ana Goldberger – São Paulo: Iluminuras, 2008; COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. Iluminuras Ltda, 1997; Companhia de teatro da UFBA 35 anos. Organizadores: Eliene Benício Amâncio Costa e Deolindo Checcucci. Salvador: EDUFBA, 2016; Costa, Eliene Benício Amâncio. Companhia de teatro da UFBA 26 anos. 2007. Salvador: Secretaria de Cultura; Companhia de Teatro da UFBA: 40 anos. Organizadores: Deolinda Catrina França de Vilhena, Eliene Benício Amâncio Costa, Pedro Dultra Benevides. Salvador: UFBA, 2022. 122.7 MB (PDF). Acesso em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35071 ISBN: 978-65-5631-071-8; CUNHA, Maria Helena. Gestão Cultural: Profissão em Formação. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2007; DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2015; LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2013; LEÃO, Raimundo Matos de. Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009; MAGALDI, Sábato, 1927 – Panorama do teatro brasileiro / Sábato Magaldi. – 6. ed. – São Paulo: Global, 2004; Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses / Nídia M. L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira. 6. ed. rev. e ampl. – Salvador : EDUFBA, 2019; MATTA, Ramon Santos da. Plano estratégico de comunicação para o Teatro Módulo Ano 2015. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014; MOREIRA, Cláudia Sofia da Costa. Plano de comunicação integrada para o Teatro Nacional de São João, direcionado à geração Z. Dissertação (Mestrado em Gestão de Marketing) – The Marketing School, Escola Superior do Porto. Porto, 2017; O lugar do público: sobre o uso de estudos e pesquisas pelos museus / organização Jacqueline Eidelman, Mélanie Roustan, Bernardette Goldstein ; tradução Ana Goldeberger. - 1. ed. - São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2014; Organização e produção da cultura. Autores: Linda Rubim (organizadora), Alexandre Barbalho, Antonio Albino Canelas Rubim... (et al.). Salvador: EDUFBA; FACOM/CULT, 2005; PAVIS, Patrice. 1947 – Dicionário de Teatro / Patrice Pavis; tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999. RATTES, Plínio César dos Santos. Públicos do Teatro Vila Velha. 2007. Monografia (Bacharelado em Comunicação). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia; Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – número 13 (set. 2012) – São Paulo: Itaú Cultural, 2012. SANTANA, Jussilene. Martim Gonçalves: uma escola de teatro contra a província. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia. 2011; TRIGO, Maria Helena Bueno. Habitus, Campo, Estratégia: uma leitura de Bordieu. Cadernos Ceru, série 2, número 9, p. 45-55, 1998; Universidade Federal da Bahia. Departamento Cultural da Reitoria. Notícia Histórica na Universidade da Bahia / Universidade Federal da Bahia – 2 ed. – Salvador: EDUFBA, 2016; SCHOLZ, Robinson. Habitus de classe expressado pelo capital simbólico: uma revisão da obra de Pierre Bourdieu A Distinção. Ciências Sociais Unisinos, volume 45, número 1, p. 88-91, jan/abril, 2009. Websites: https://www.ufba.br/; http://teatro.ufba.br/; http://www.ppgac.tea.ufba.br/; http://www.belasartes.ufba.br/; http://www.sescbahia.com.br/; http://www.tca.ba.gov.br/; https://ihac.ufba.br/; https://grupodivulgacao.com.brpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdfDissertação.1,42 MBAdobe PDFView/Open
Relatórios enviados por Bira Freita.pdfRelatórios de público do Teatro Martim Gonçalves recebidos mediante solicitação.589,63 kBAdobe PDFView/Open
Borderôs 2009.pdfBorderôs recuperados e escaneados.60,29 MBAdobe PDFView/Open
Borderôs 2011.pdfBorderôs recuperados e escaneados.7,61 MBAdobe PDFView/Open
Borderôs 2014.pdfBorderôs recuperados e escaneados.35,75 MBAdobe PDFView/Open


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