Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36333
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Marketing no terceiro setor: estudo de caso com o GAPA - Bahia
metadata.dc.creator: Rocha, Sheyla Carneiro de Campos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Cláudio Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Cláudio Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Maria Carmem Jacob de
metadata.dc.contributor.referee3: França Filho, Genauto de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho investigou a utilização do marketing social no Terceiro Setor. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e um estudo de caso com o GAPA-Bahia, no intuito de delinear quais os projetos e as ações de marketing praticadas pela organização, até então, obtiveram melhor desempenho, assim como suas causas e resultados. Procuramos observar as variáveis (1) motivo, (2) estratégia e (3) resultados dos projetos e ações. Os resultados mostram que o marketing é uma excelente opção de ferramenta estratégica para se trabalhar imagem e angariar recursos para organizações do Terceiro Setor, tendo como base para esta afirmação o exemplo do GAPA-Bahia, que mostra uma transferência parcial de sua fonte de recursos das agências de cooperação internacional para recursos captados localmente com a utilização do marketing, diversificando as fontes da organização e garantindo sua atuação, uma maior captação de voluntários, ganhos de imagem, e ainda ganhos de divulgação massiva do tema foco da ONG: AIDS.
Resumen : This research investigated the social marketing in the Third Section utilization. For that, it was concluded a bibliografy search about this subject, and a study case with GAPA-Bahia, wuth intuition of sublime this marketing projects and actions, wich one did by the organization, until now. They got the best performance, so as the causes and the results. We looking for remark the variables (1) reason, (2) estrategy and (3) results of the projects and the actions. The results shows the marketing like na excelent option of strategy tool to work image and enlist resource to the Third Section organizations, having like primer the GAPA-Bahia, wich one shows a one-sided transfer for the resources of the international coorporation’s agency for the source picked-up localy to the marketing utility diversifying the organization sourch and make sure your action, better volunteer fathom, image earn, and earn with the massive divulgation about the foco subject of NGO: AIDS.
Palabras clave : Sociedade
Terceiro setor
Marketing
Marketing social
Responsabilidade social
ONGs.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36333
Fecha de publicación : 15-jun-2007
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.