Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36322
metadata.dc.type: Dissertação
Title: danças de par por imagem e imaginação: considerações sobre dança e sexualidade e sexo
metadata.dc.creator: Seraphim, Sofia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz, Fernando Marques Camargo
metadata.dc.contributor.referee2: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Paola de Vasconcelos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa traz um olhar investigativo sobre as relações entre dança, sexualidade e sexo a partir das danças de par por imagem e imaginação. As inquietações que deram início a pesquisa emergiram das vivências da autora como professora e praticante de danças de salão. Para a realização deste trabalho, foi adotada a pesquisa exploratória, a partir das referências em filmes e obras coreográficas nas quais foi possível identificar as aproximações entre dança, sexualidade e sexo, visando ampliar os conhecimentos acerca do tema. Durante o levantamento dos materiais foi necessário destacar as danças de par – imagem e as danças de par – imaginação, que consideram, respectivamente, a formação de um par em cena e demais possibilidades de pares a partir da imaginação do espectador com base na compreensão de que a dança comunica, expressa e estimula o imaginário (HANNA, 1999). A análise dos materiais possibilitou a identificação de padrões machistas e heteronormativos (MISKOLCI, 2012), que excluem a diversidade nas relações e modos de existência. Através de Foucault (1988) e Preciado (2014), discute-se a sexualidade como dispositivo de controle sobre os indivíduos. Em contraponto, Nunes Filho (2012) e Lorde (2009) vislumbra-se o corpo e o erotismo como potência de enfrentamento as lógicas predominantes.
Abstract: This research investigates the interplay between dance, sexuality, and sex in partner dances through image and imagination. The concerns which motivated this research arose from the author’s experience as a ballroom dance teacher and practitioner. This dissertation was based on exploratory research, from references in movies and choreographic works depicting the common ground between dance, sexuality and sex, in order to increase the knowledge on the subject. During the material survey, it became necessary to highlight image-partner-dances and imagination-partner-dances, which consider, respectively, the formation of a pair on stage, and further pair possibilities arising from the spectator’s imagination, based on the comprehension that dance communicates, expresses and stimulates the realm of imagination (HANNA, 1999). Research analysis has made possible the identification of male-sexist and heteronormative patterns (MISKOLCI, 2012), which exclude the diversity in relationships and ways of life. Sexuality as a control device over individuals is discussed through Foulcault (1988) and Preciado (2014). As a counterpoint, through Nunes Filho (2012) and Lorde (2009), body and eroticism are seen as potential means of confrontation against prevailing thought patterns.
Keywords: Danças de salão
Sensualidade na dança
Imaginação
Sexualidade
Heteronormatividade.
metadata.dc.subject.cnpq: Dança
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36322
Issue Date: 28-Apr-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Sofia Seraphim.pdf3,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.