Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36315
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Demografia Médica na Bahia: Evolução Temporal 1958-2018
Otros títulos : MEDICAL DEMOGRAPHY IN BAHIA: TEMPORAL EVOLUTION 1958-2018
metadata.dc.creator: Velame, Hugo José Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Bruno Gil de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Bruno Gil de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Eduardo José Farias Borges dos
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Catharina Leite Matos
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A demografia médica constitui o estudo estatístico das populações de profissionais médicos, em suas interfaces das dinâmicas demográficas. Esses estudos tem uma relevância fundamental para gestão pública e saúde coletiva, ao mensurar recursos humanos em saúde. Métodos: Foi realizado um estudo ecológico de série temporal, de 1958 a 2018, sobre médicos ativos registrados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, com dados secundários do banco de dados Cadastro Nacional de Médicos (CNM) empregado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, extraindo-se informações sobre sexo, idade, tempo de graduação, escola médica de graduação e município de moradia. As extrações foram realizadas pelo CREMEB no início de cada nova legislatura do Conselho, a cada 5 anos, sem permitir a identificação dos indivíduos. Outros dados populacionais necessários à pesquisa foram retirados do DATASUS e IBGE. Resultados e discussão: No período estudado, houve um aumento de 18,7 vezes do número de médicos inscritos, partindo de 1120 em 1958, para 20926 em 2018. A população baiana também cresceu durante o período, 2,47 vezes, mas com crescimento inferior a população médica, evidenciado pela razão de médicos por mil habitantes que saltou de 0,187 para 1,413, em 2018, explica-se isso pelo significativo aumento no número de vagas nas escolas médicas, principalmente aos anos 2000. Houve também um significativo aumento na proporção de profissionais do sexo feminino, que em 1958 representavam somente 6,43% dos profissionais inscritos e em 2018 passaram a ser 46,9%, observando um crescimento de 12,86 vezes maior no sexo feminino sobre o masculino. Observa-se esse fenômeno em outros estados e cursos superiores, constituindo como concretização da universalização do ensino superior e mudanças culturais ocorridas. A média das idades dos profissionais inscritos e o tempo de graduação flutuou durante o período de 1958 a 2018, se mantendo estável desde 2008 até 2018, em respectivamente, 46 e 20 anos, isso pode estar relacionado ao equilíbrio entre aumento da expectativa de vida populacional e acréscimo das novas vagas abertas. Sobre as escolas médicas de graduação, observa-se um predomínio da UFBA nas primeiras décadas do estudo, que é ultrapassado em números de registros pela EBMSP, a partir dos anos 2000. No registro das moradias, observa-se uma concentração de médicos na capital, que apesar de diminuir, de 82,4% em 1958 para 63,4%, se mantém ainda em 2018. Conclusão: Observou-se o crescimento geral da população médica baiana, sua feminização, concentração dos profissionais na capital, abertura e representação nos registros médicos de novas escolas médicas.
Palabras clave : demografia
médicos
Bahia
CREMEB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citación : VELAME, Hugo José Gomes. Demografia Médica na Bahia: Evolução Temporal 1958-2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36315
Fecha de publicación : 27-nov-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Hugo José Gomes Velame - Demografia Médica na Bahia Evolução Temporal 1958-2018.pdf798,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.