Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHabib, Ian Guimarães-
dc.date.accessioned2022-11-18T15:37:16Z-
dc.date.available2022-11-18T15:37:16Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36301-
dc.description.abstractThis research aims to: 1) create, characterize and explore the notion of Transformational Bodies, as well as the numerous transontocosmoepistemological concepts arising from it and the worlds it engenders, proposing it as a fundamental artistic, political and social reflection for reflections on body and gender variance in the performing arts, as well as weaving philosophical experiments about 2) the poetics of embodiment, alteration and potentiation of body transformation in this field, considering the methodological, performative, creative and acting work of movement artists and performers, outlining 3) the political, historical and cultural implications of cisheteronormative power devices that exercise and update colonial mechanisms on these existences. To this end, I will produce, through Transchymerography, conceptual movements that will support my theoretical and experiential proposition, such as changes in physical states, body transformation and alteration of the states of matter, based on references from Butoh, Performance Studies, Philosophy of Difference, Neomaterialist and Posthumanist Feminism, Trans Studies, Anthropological Studies and Anticolonial Studies. The characterization of Transformational Bodies reveals new methodological perspectives and ways to resist cisnormative processes of capturing body transformation through cistems. Against these processes, I tried to elaborate new scenic transontocosmoepistemological possibilities with anti-colonial paths that could promote radical landscapes for the creation of other beings and worlds.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectButôpt_BR
dc.subjectCorpo (Filosofia)pt_BR
dc.subjectPessoas Transgêneropt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectAnti-colonialidadept_BR
dc.subject.otherTransformational Bodiespt_BR
dc.subject.otherBody Transformationpt_BR
dc.subject.otherPhysical Statespt_BR
dc.subject.otherButohpt_BR
dc.subject.otherAnti-Colonialitypt_BR
dc.subject.otherTransgenderpt_BR
dc.subject.otherDance and Performancept_BR
dc.titleCorpos transformacionais: a transformação corporal nas artes da cenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Fernando Marques-
dc.contributor.referee1Ferraz, Fernando Marques-
dc.contributor.referee2Rocha, Lucas Valentim-
dc.contributor.referee3Leal, Dodi Tavares Borges-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8389505D2&tokenCaptchar=03AEkXODD1K87qp2LPiS0545b9X74Y8KoA30Ah-LNEvMFo3L4iO0HAIWBvnCHXjg_IGTNzroetWkFuVoNlNa-iI5cg0auBe5XsjigPlgUGcCjV0Syo_MT92RInddFq5eI3OcGOLQ146JuI5DaRMME3HBsH8YIZEgfO0lZoJc8k2rik50EmnfAVLjIgHJhFgzv6FiAjEIwIGcZN_ekSgq44fUl7DtoytisqRPJ-t76PiTVZpHxK_4hCNjn3npb11trVv160VvaVoLvPzC7iQnXN0PQVZxVYl-ON0eL0DabIf2ycUT723jNCzaWtEic3KqtC0Pb0pvRa9nH2-u6Y7AuOkHeizYPaeMrxW7dGC3WmZQWtvUajpQSNM4NpM6o84nNTDNNqsdNpC4cguTCs6OASwWz7PE8Ba_OHpxtSgjFMnM6reLa3R6sfGYyl8gxaHvt_Ae8MCbiW9KFUCiK_TYqFVS1LyRpDhDT09QUON-Kv5fMycK-0FDGypKMWeIYes9L1EZCvzx47ZdHL-XtCs-0vZPQvyvCGivLVMEqn2dBMEk15U2PbAA3npnYm-cVVPKibQ59PDj1i8dUg-cm5_xllE9A73agrayxmxQpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como propósitos: 1) criar, caracterizar e explorar a noção de Corpos Transformacionais, bem como os inúmeros conceitos transontocosmoepistemológicos dela advindos e os mundos por ela engendrados, propondo-a como reflexão artística, política e social fundamental para produções sobre variância corporal e de gênero nas Artes da Cena, assim como 2) articular experimentações filosóficas a respeito das poéticas de corporificação, alteração e potencialização da transformação corporal neste campo, considerando o trabalho metodológico, performativo, criativo e de atuação de artistas do movimento e performers, 3) traçando as implicações políticas, históricas e culturais dos dispositivos de poder cisheteronormativos que exercem e atualizam mecanismos coloniais sobre essas existências. Para tal, produzirei, através da Transquimerografia, movimentos conceituais que promoverão suportes para a minha proposição teórica e experiencial, como os de mudanças de estados corporais, transformação corporal e alteração dos estados da matéria. Faço-o a partir de referenciais do Butô, dos Estudos da Performance, da Filosofia da Diferença, do Feminismo Neomaterialista e Pós-Humanista, dos Estudos Trans, dos Estudos Antropológicos e dos Estudos Anticoloniais. A caracterização de Corpo Transformacional revela novas perspectivas metodológicas e maneiras de resistir a processos cisnormativos de captura da transformação corporal através de cistemas. Contra esses processos, tentei elaborar novas possibilidades transontocosmoepistemológicas cênicas com caminhos anticoloniais que possam promover paisagens radicais para a criação de outros seres e mundos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ian Habib.pdf3,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.