Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36285
Tipo: Dissertação
Título: Concertino para trompa e orquestra de câmara do compositor José Siqueira: edição prática com aparato crítico e hipertexto
Autor(es): Vieira, Priscila Martins Viana
Primeiro Orientador: Benedito, Celso José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Konopleva, Ekaterina
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Eduardo Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Beltrami, Waleska Scarme
Resumo: O presente trabalho foi produzido durante o Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de performance musical. Seu formato constitui-se de um memorial com a explanação da edição e análise do Concertino para trompa e orquestra de câmara do compositor José Siqueira. Além disso, serão apresentados: a biografia da autora; os resultados advindos das contribuições do programa de mestrado para a pesquisa; as práticas profissionais supervisionadas; produções; e as considerações finais. O objetivo foi a produção de uma edição prática a partir de um aparato crítico da parte da trompa do Concertino em questão, além da organização de uma partitura no formato hipertexto. Mediante estudos bibliográficos, entrevistas e pesquisas de campo foi possível realizar um levantamento de obras, onde a trompa está inserida, dentro do repertório do referido compositor. Dentre as obras o Concertino é a peça com maior destaque para trompa, por ser solista frente a uma orquestra de câmara. Para o estudo em questão foram analisadas cinco fontes disponíveis da obra, o que permitiu a comparação bastante informada na criação de uma edição prática da parte da trompa e também a digitalização da parte de piano e orquestra de câmara. Como parte dos resultados dessa pesquisa compreende-se o acesso a um amplo repertório que ainda é pouco divulgado entre os trompistas.
Abstract: This work was produced during the Professional Master's Degree in Music of the Federal University of Bahia (UFBA), in the area of musical performance. Its format consists of a memorial with the explanation of the edition and analysis of the Concertino for horn and chamber orchestra by composer José Siqueira. In addition, the following will be presented: the author's biography; the results arising from the contributions of the master's program to research; supervised professional practices; productions; and the final considerations. The objective was the production of a practical edition from a critical apparatus of the part of the horn of the Concertino in question, in addition to the organization of a score in hypertext format. Through bibliographic studies, interviews and field research, it was possible to carry out a survey of works, where the horn is inserted, within the repertoire of that composer. Among the works, the Concertino is the piece with the greatest emphasis on horn, because it is a soloist in front of a chamber orchestra. For the study in question, five available sources of the work were analyzed, which allowed the very informed comparison in the creation of a practical edition of the horn part and also the digitization of the piano and chamber orchestra part. As part of the results of this research is understood the access to a wide repertoire that is still little disseminated among horn players.
Palavras-chave: Trompa;
José Siqueira;
Edição;
Música de Concerto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Coleções por área do conhecimento
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36285
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF - Priscila Viana - Revisão final.pdf23,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.