Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Má conduta na relação médico-paciente
Autor(es): Alves, Tiago da Silva
Primeiro Orientador: Batista, Cláudia Bacelar
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Cláudia Bacelar
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Camila Vasconcelos de
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandez, Maria de Fátima Diz
Resumo: A relação médico-paciente passou por muitas transformações ao longo do tempo. Construída de maneira subjetiva para cada paciente, o médico não deve deixar de lado o conhecimento científico, tão pouco deixar de fazer uso das técnicas mais eficazes e pertinentes a cada caso. O fator mais importante na dinâmica dessa relação é o respeito à autonomia do paciente e à oferta de informações claras acerca dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Em outras palavras, esta relação deve estar baseada em decisões compartilhadas, afastando-se de uma conduta médica paternalista, respeito e cuidado ao paciente. Cada vez mais, tem se discutido o número de processos ético-profissional da medicina demanda o desenvolvimento de competências do médico para adequação do tratamento ao tipo de cada paciente. Estudos têm mostrado que a maioria dos processos éticos profissionais que correm nos Conselhos Regionais de Medicina se dá por problemas na relação médico-paciente. Trata-se de um estudo transversal, com metodologia de caráter exploratório, histórico e descritivo a respeito dos casos de censura pública médica na Bahia, compreendidos entre 2010 e 2016. Sobre a má conduta na relação médico-paciente, através da análise dos casos apenados com censura pública, julgados pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia no período de 2010 a 2016. Para tanto será examinado quais artigos do capítulo V – Relações com pacientes e familiares – do Código de Ética Médica foram infringidos.
Palavras-chave: Relação médico-paciente
má conduta
Código de Ética Médica
Censura pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: ALVES, Tiago da Silva. Má conduta na relação médico-paciente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36235
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago da Silva Alves - Má conduta na relação médico-paciente.pdf706,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.