https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3621
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
Título(s) alternativo(s): | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) |
Autor(es): | Varela, Aida Varela |
Autor(es): | Varela, Aida Varela |
Abstract: | Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. |
Palavras-chave: | Informação Cognição Mediação Leitura |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1541-8095-1-PB.pdf | 159,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.