Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Varela, Aida Varela | - |
dc.creator | Varela, Aida Varela | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-28T11:29:28Z | - |
dc.date.available | 2011-10-28T11:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 1983-5213 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3621 | - |
dc.description | p.21-45 | pt_BR |
dc.description.abstract | Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior
(análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras
de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do
conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v.1, n.1. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|