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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação médica em Medicina de Emergência baseada na simulação: uma revisão sistemática
Autor(es): Souza, Nathalia Bonfim
Primeiro Orientador: Cunha, André Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Gusmão
metadata.dc.contributor.referee2: Aras Junior, Roque
metadata.dc.contributor.referee3: Durāes, André Rodrigues
Resumo: Fundamentação teórica: Educação Médica Baseada em Simulação (EMBS) é definida como qualquer atividade educacional que utiliza assessores de simulação para replicar cenários clínicos. EMBS é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem, permitindo a aquisição de habilidades clínicas por meio da prática deliberada, em vez de um estilo aprendiz de aprendizagem. Justificativa: Entender e achar melhores métodos de estudo e ensino da medicina de emergência que facilitem o interesse e aprendizado do aluno, trazendo assim uma maior segurança e conforto para médicos e pacientes. Objetivos: Avaliar o uso da simulação no ensino médico de emergência, apresentando as características do uso destas novas tecnologias complementares ao ensino médico tradicional. Métodos: Revisão sistemática da literatura de acordo com os critérios do PRISMA. Os descritores empregados foram “Simulation based medical education”, “Medical Simulation” e “ Emergency. A busca foi realizada no Medline, Biblioteca Cochrane e Lilacs, e selecionados artigos publicados em inglês e português que analisaram o uso dos diversos tipos de simulação no ensino da medicina. Resultados: Foram identificados 285 publicações, dentre as quais foram selecionados 67 estudos para leitura complementar, dentre os quais foram selecionados 21 estudos para leitura completa por dois revisores e 10 artigos foram incluídos na análise final. Discussão: Múltiplos estudos demonstraram que o EBS melhorou as pontuações dos testes dos participantes e as medidas de desempenho quando comparados a nenhuma intervenção adicional (ausência de simulação), havendo em todos os estudos um grupo controle, no qual haveria apenas uma abordagem educacional padrão, aula teórica. Conclusão: EBS está sendo usada como padrão no ensino da emergência medica. e é esperado que continue a crescer. Estudos maiores são necessários para que se construa evidência suficiente para a utilização mais ampla do EBS.
Abstract: Background: Simulated Medical Education (EMBS) is defined as any educational activity that uses simulation advisors to replicate clinical scenarios. EMBS is a teaching methodology that facilitates learning by allowing the acquisition of clinical skills through deliberate practice, rather than a learning apprentice style. Justification: Understand and find better methods of study and teaching of emergency medicine that facilitate the interest and learning of the student, thus bringing greater safety and comfort to doctors and patients. Objectives: To evaluate the use of simulation in emergency medical education, presenting the characteristics of the use of these new technologies complementary to traditional medical education. Methods: Systematic review of the literature according to PRISMA criteria. The descriptors employed were "Simulation based medical education", "Medical Simulation" and "Emergency. The search was conducted in Medline, Cochrane Library and Lilacs, and selected articles published in English and Portuguese that analyzed the use of different types of simulation in medical education. Results: 285 publications were identified, of which 67 were selected for further reading, among which 21 studies were selected for complete reading by two reviewers and 10 articles were included in the final analysis. Discussions: Multiple studies have shown that EBS improved participant test scores and performance measures when compared to no additional intervention (no simulation), with all studies having a control group in which there would be only one educational approach Standard, theoretical class. Conclusion: EBS is being used as a standard in emergency medical education. And is expected to keep growing. Larger studies are needed to build sufficient evidence for the wider use of EBS.
Palavras-chave: Educação médica baseada em simulação
Emergência
Ensino médico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: SOUZA, Nathalia Bonfim. Educação médica em Medicina de Emergência baseada na simulação: uma revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36199
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



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