Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36144
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resultados do tratamento cirúrgico não endoscópico em pacientes com coledocolitíase em hospital de Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Maia, Daniel Silva
Primeiro Orientador: Cunha, André Gusmão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Resende, Lucas Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Gusmão
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Heitor Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Ediriomar Peixoto
Resumo: Resultados do Tratamento Cirúrgico não Endoscópico em Pacientes com Coledocolitíase em Hospital de Salvador (BAHIA, BRASIL). Coledocolitíase é definida como a presença de cálculos no ducto colédoco e pode levar a sérias complicações como colangite e pancreatite. O tratamento preconizado é através de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) com papilotomia por ser minimamente invasivo. Na cidade de Salvador, o procedimento está restrito a alguns serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), e não está amplamente disponível. Neste contexto, este estudo tem como objetivo principal avaliar os resultados do tratamento cirúrgico em pacientes com coledocolitíase que não foram submetidos a CPRE em um hospital de Salvador. Para isso, realizou-se um estudo de coorte retrospectivo, devidamente aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Numa amostra de 56 indivíduos, identificou-se que 80,4% era do sexo feminino e a média de idade foi de 47 anos. A maioria dos pacientes (94,6%) apresentou alguma alteração no perfil hepático na admissão. Os níveis séricos de bilirrubinas podem estar relacionados à taxa de conversão de procedimentos laparoscópicos em laparotomia em pacientes com coledocolitíase. Foram realizadas 36 (64,3%) laparotomias e 20 (35,7%) laparoscopias. A taxa de conversão das videolaparoscopias foi de 45%. Foram encontradas diferenças estatísticamente significantes entre os valores séricos de bilirrubinas totais entre pacientes submetidos a procedimentos com laparotomia ou que sofreram conversão, quando comparados a pacientes submetidos a procedimentos com laparoscopia (p: 0,024). A taxa de complicações encontrada neste estudo foi de 23,2%, superando os 5-10% das taxas de complicação pós CPRE com papilotomia. As complicações encontradas nesta amostra incluem 7,1% com fístula biliar, 7,1% com reabordagem no pós-operatório, 5,4% com infecção da ferida operatória e 3,6% com ao menos um cálculo remanescente. Nenhum paciente apresentou bilioma ou coleperitôneo. A taxa de óbito foi de 5,4%, também superior à da CPRE.
Palavras-chave: Cirurgia
Icterícia
Colestase
Coledocolitíase
CPRE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: MAIA, Daniel Silva. Resultados do tratamento cirúrgico não endoscópico em pacientes com coledocolitíase em hospital de Salvador (Bahia, Brasil). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36144
Data do documento: 15-Mar-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.