Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36135
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Mulheres docentes no curso de medicina de uma Universidade Pública: Percepções de gênero |
Autor(es): | Souza, Verônica Andrade |
Primeiro Orientador: | Fernandez, Maria de Fátima Diz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandez, Maria de Fátima Diz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Lorene Louise Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Trindade, Ana Angélica Martins da |
Resumo: | Mulheres docentes no curso de medicina de uma Universidade Pública: Percepções de gênero. A hierarquia de gênero emerge como um problema social que interfere diretamente na vida dos indivíduos. As mulheres, no curso de suas carreiras profissionais, enfrentam diversas barreiras pessoais e estruturais para alcançar cargos de maior prestígio, gerando frustrações e sentimentos de incapacidade diante de seus opostos de gênero. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivos identificar a distribuição e a representatividade das mulheres docentes da Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia, descrever o que as professoras pensam sobre desigualdade de gênero e identificar se sofrem algum tipo de discriminação. Entende-se que tal pesquisa é necessária no intuito de identificar se existem em meio acadêmico desigualdades de gênero no que se refere ao corpo docente e assim propor possíveis contribuições para a promoção de um espaço mais justo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, de caráter quantitativo e qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado, autoaplicado misto, isto é, contendo perguntas fechadas e abertas. Tal questionário foi aplicado as docentes de maneira aleatória. Resultados: A amostra, por saturação, foi composta por trinta e sete professoras. A maioria possui mais de cinquenta anos (62,1%) e declarou-se branca (59,4%) e com filhos (73%). Sessenta e sete por cento das docentes afirmaram que sentem possuir as mesmas oportunidades que os homens e que não se obrigam a provar seu conhecimento. A maioria (74%) afirmou sentir-se prejudicada por cumprir tarefas domésticas e cinquenta e nove por cento já recusou cargo/deixou de fazer curso por questões familiares. Conclusão: As mulheres representam 47% do corpo docente, no entanto distribuem-se de maneira desigual ao longo dos nove departamentos, concentrando-se em áreas de cuidado, além disso, ao longo da carreira acadêmica, as mulheres experimentam processos diferenciados de trabalho e ascensão. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Gênero Mulher Professoras Sexismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Medicina da Bahia |
Citação: | SOUZA, Verônica Andrade. Mulheres docentes no curso de medicina de uma Universidade Pública: Percepções de gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36135 |
Data do documento: | 28-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Verônica Andrade Souza - Mulheres docentes no curso de medicina de uma Universidade Pública Percepções de gênero.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.