dc.relation.references | ALBINATI, Mariana. Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e
programação. Giuliana Kauark, Plínio Rattes e Nathalia Leal (orgs.).Salvador: Edufba, 2019.
407 p. (Coleção Cult).
ANDRADE, Mário de. Prefácio. In: CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo . Tradução
de Noêmia de Sousa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. p. 5-11.
AVELAR, Romulo. O avesso da cena : notas sobre produção e gestão cultural. BH: Duo
Editorial, 2008.
BARBALHO, Alexandre; COSTA, Leonardo; RUBIM, Albino. Formação em organização da
cultura. In: site Mapeamento da Formação em Organização Cultural no Brasil. CULT /
UFBA, 2009 (on line). Disponível em:
< http://www.organizacaocultural.ufba.br/apontamentos_iniciais.pdf >. Acesso em: 9 de dez.
2019;
BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em cena : candomblé e teatro na formação de
uma encenadora. 2016. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Cênicas, Universidade
Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em:
< https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23645/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20arquivo%2
0completo.pdf > . Acesso em: 10 out. 2021.
BARROS, José Márcio. Palestra: Mercado de trabalho em mutação: gestão cultural e
formação profissional. 1º Seminário Internacional de Gestão Cultural . MG: Belo Horizonte,
2008.
BATISTA, P. C. O quilombismo em espaços urbanos: 130 após a abolição. Revista
Extraprensa, [S. l.] , v. 12, p. 377-396, 2019. DOI: 10.11606/extraprensa2019.153780.
Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/153780 >. Acesso em:
26 nov. 2021 .
BATISTA, Simone Braz. Mulheres Negras e produção cultural : atravessamentos de raça e
gênero. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Relações- Étnico
Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro,
2018.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL,
Ramón. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiasporico . 1. ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2018.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura . Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001;
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . Lisboa: Difel, 1989.
CAHEN, Michael, BRAGA, Ruy. Para além do pós (-) colonial. 1ª edição. São Paulo:
Alameda, 2018.
CANCLINI, Néstor García (coord.) Cadernos de Pesquisa : a institucionalidade da cultura e
as mudanças socioculturais. n.1 [recurso eletrônico]. 1.ed.São Paulo: Editora Amavisse, 2021.
CARVALHO, Francine Adelino. Formações identitárias no pós-colonialismo : quem é o
sujeito negro? TEIAS: Rio de Janeiro, ano 11, nº 21, 2010.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o Colonialismo . Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.
CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano : Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998
CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. CADERNOS DE
ESTUDOS CULTURAIS , v. 1, 2009, p. 73-82;
CUNHA, Maria Helena. Gestão da Cultura: perspectivas e desafios de transformação social.
In: II SEMINARIO – TALLER LA PARTICIPACIÓN DE LOS AGENTES SOCIALES EN
LA CULTURA Y EL DESARROLLO: INTERCULTURALIDAD Y DERECHOS
CULTURALES, II, 2009, Ciudad de México. Anais do II Seminario – Taller. Ciudad de
México: 2009. p. 1-11.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas . Salvador: EDUFBA, 2018.
GONÇALVES, Ana. Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro , v.
92, n. 93, p. 69-82, 1988.
HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2003.
HALL, Stuart. Raça, O Significante Flutuante. Liv Sovik (tradução) em colaboração com
Katia Santos. Z Cultural , Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Ano
VIII, 2, 2015, p. 1.
hooks, bell. Anseios : raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação : Episódios do racismo cotidiano. Rio de
janeiro: Cobogó, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo . São Paulo: Companhia das Letras,
2019.
LIMA, Diane. Não me aguarde na retina: a importância da prática curatorial na perspectiva
decolonial das mulheres negras. Revista Internacional de Direitos Humanos , v. 15, n. 28, p.
245-257, 2018.
LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do
Bando de Teatro Olodum. 2010. 307 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de
Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:
<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/283930>. Acesso em: 16 ago. 2018.
MACHADO, Laís. Editorial. In: PAIM, Mariana; ROCHA, Sanara (org.). NZILA APÓ .
Salvador: Futurismo Ladino Amefricanas, 2021, p. 70.
MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas
dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, J; MALDONADO-TORRES, N;
GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico . Belo Horizonte:
Autêntica, 2018.
MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombras . São Paulo: Perspectiva, 1995.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: Performance, exílio, fronteiras:
errâncias territoriais e textuais (Org. Graciela Ravetti e Márcia Arbex). Belo Horizonte:
Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, 2002. pp. 69-92.
MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-Asiáticos , n. 1,
2001, p. 172-209;
MOMBAÇA, Jota. A coisa tá branca. Lisboa: Buala, 2017 (online). Disponível em:
< https://www.buala.org/pt/mukanda/a-coisa-ta-branca >. Acesso em 04 de fev. 2020.
MUNANGA, K. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, [S. l.] , n. 28, p.
56-63, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i28p56-63. Disponível em:
< https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28364 >. Acesso em: 26 nov. 2021 .
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo : documentos de uma militância pan-africanista.
RJ: Ipeafro, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS,
Alex. Eu sou atlântica : sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP: Instituto
Kuanza, 2006, p. 117-125.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: significado e intenções. In: NASCIMENTO, Elisa
Larkin (Org.). A Matriz Africana no Mundo . SP: Selo Negro, 2008, p. 29-54;
NUSSBAUMER, Gisele. KAUARK, Giuliana. Formação e prática em gestão cultural: entre
o tecnicismo e o engajamento. Extraprensa , São Paulo, v. 14, n. 2, p. 197 – 210, jan./jun.
2021.
OLIVEIRA, Taiguara Belo de. O novo engajamento cultural : militância e trabalho com
políticas públicas em são paulo. 2018. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em
Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
Ó PAÍ, Ó. Direção de Monique Gardenberg. Produção de Paula Lavigne. 2007. (98 min.),
color.
ÔRÍ. Autoria do texto de locução: Beatriz Nascimento. Roteiro: Raquel Gerber. São Paulo:
Angra Filmes Ltda.; Fundação do Cinema Brasileiro, 1989. Color. Disponível em:
https://negrasoulblog.wordpress.com/2016/08/25/309/. Acesso em: 20 out. 2021.
PATROCÍNIO, Soraya Martins. O Teatro na Produção Fabular e Crítica De Um Pensamento
Antirracista. Pensares em Revista , n. 22, p. 75-91, 2021.
PATROCÍNIO, Soraya Martins. Sobre Infinitudes e Teatralidades desejantes de Festa.
Ephemera-Revista do Programa em Pós Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto ,
v. 3, n. 6, p. 61-72, 2020.
PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade
de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas , v. 16, n. 32, p.
337-356, 2015.
RAMOS, Bárbara Helodora Andrade. A Especificidade da gestão cultural no Brasil : uma
leitura crítica dos anais do enecult (2005-2014). 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso
de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
RATTS, Alex. Eu sou atlântica : sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP:
Instituto Kuanza, 2006, p. 117-125.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações . Brasília:
INCTI/UnB, 2015
SANTOS, Luana Diana. INTELECTUAIS NEGRAS INSURGENTES: o protagonismo de
petronilha beatriz gonçalves e silva e nilma lino gomes. 2018. 110 f. Dissertação
(Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto,
Mariana, 2018.
SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável : lendo cenas de valor contra a flecha do
tempo. São Paulo: Oficina de Imaginação Política, 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz
Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais . Petrópolis:
Vozes, 2000. p. 73-75.
SIMAS, L. A. O corpo encantado das ruas . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
SODRÉ, Muniz A. C. Pensar nagô . Rio de Janeiro: Vozes, 2017, 238 p.
SOUTO, Stéfane Silva de Souza. Aquilombar-se: insurgências negras na gestão cultural
contemporânea. Metamorfose : revista interdisciplinar de arte, ciência e tecnologia, Salvador,
v. 4, n. 4, p. 133-144, jun. 2020a. Semestral. Disponível em:
< https://periodicos.ufba.br/index.php/metamorfose/article/view/34426/21352 >. Acesso em:
10 fev. 2021.
SOUTO, Stéfane Silva de Souza. Quilombos urbanos surgem como polos culturais na disputa
por um novo Brasil. [Entrevista Concedida a] Thais Regina. Ecoa, São Paulo, 15 out, 2020b.
Disponível em:
< https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/10/15/quilombos-urbanos-surgem-comopolos-
culturais-na-disputa-por-um-novo-brasil.htm > . Acesso em: 15 out. 2020.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro : ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro
em ascensão social. Editora Companhia das Letras, 2021.
TOLEDO, Daniel (org.). Indie.gestão : práticas para artistas/gestores ou como assobiar e
chupar cana ao mesmo tempo /. Belo Horizonte: Ja.Ca, 2014.
UZEL, Marcos. O Teatro do Bando Negro, Baiano e Popular . Salvador: Ministério da
Cultura, Fundação Palmares. 2003
VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma
definição para o conceito. Prisma.com , n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível
em: < http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/66904 >. Acesso em: 24 nov. 2021.
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura - Desafios atuais das políticas culturais.
PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura , n. 8, p. 11-21, 4 mar.
2015.
VICH,Victor . O que é um gestor? In: CALABRE, Lia; REBELLO, Deborah (orgs). Políticas
culturais: conjunturas e territorialidades . São Paulo: Itaú Cultural, 2017. p. 49-54.
Disponível em: < https://issuu.com/itaucultural/docs/ic-polculturais_vol3__online__af >.
Acesso em: 9 ago. 2021.
VILUTIS, Luana. Gestão cultural comunitária em três dimensões: simbólica, cidadã e
econômica. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Gestão cultural . 13. ed. Salvador:
EDUFBA, 2019. | pt_BR |