Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Stéfane Silva de Souza-
dc.date.accessioned2022-10-07T17:29:08Z-
dc.date.available2022-10-07T17:29:08Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSOUTO, Stéfane Silva de Souza. Aquilombamento: um referencial negro para uma gestão cultural insurgente. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36117-
dc.description.abstractThe work discusses the emergence and urgency of a cultural management more committed to social transformation, considering the current Brazilian context. The object of this study is the phenomenon of black aquilombamento, understood as an ancestral technology of social organization and cultural production. Based on the understanding that we live in a historical moment of narrative disputes, cultural clashes and identity assertions, the aim was to reflect on the role played by culture today as well as on how cultural management can operate in the deconstruction of dominant social structures and in the creation of other possibilities for existence, in order to respond to emerging social demands. Considering existing convergences in post-colonial, decolonial theoretical-methodological perspectives and in contemporary black radical thought, I also highlight three experiences of aquilombamento in the field of scenic arts in Salvador-BA, analyzing them from the perspective of a political action and from the perspective of a insurgente and engaged cultural management practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAquilombamentopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTeatro negropt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectIdentidadse socialpt_BR
dc.subjectMudança socialpt_BR
dc.subject.otherAquilombamentopt_BR
dc.subject.otherCultural managementpt_BR
dc.subject.otherBlack theaterpt_BR
dc.subject.otherContemporary insurgenciespt_BR
dc.titleAquilombamento: um referencial negro para uma gestão cultural insurgentept_BR
dc.title.alternativeAquilombamento: a black framework for an insurgent cultural managementpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBraga, Cíntia Guedes-
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Nussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437071267390110pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Braga, Cíntia Guedes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9590814187790033pt_BR
dc.contributor.referee1Patrocínio, Soraya Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4750972790873330pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Leandro de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3833811692758640pt_BR
dc.contributor.referee3Nussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437071267390110pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7309-287Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674926343956575pt_BR
dc.description.resumoO trabalho discute a emergência e a urgência de uma gestão cultural mais comprometida com a transformação social, considerando o contexto brasileiro atual e tendo como principal referencial e objeto de estudo o fenômeno do aquilombamento negro, entendido enquanto tecnologia ancestral de organização social e de produção cultural. Partindo da compreensão que vivemos um momento histórico de disputas narrativas, embates culturais e afirmações identitárias, reflete tanto sobre o papel desempenhado pela cultura hoje quanto sobre como a gestão cultural pode operar na desconstrução de estruturas sociais dominantes e na criação de outras possibilidades de existência, de forma a responder a demandas sociais emergentes. Considerando convergências existentes nas perspectivas teórico-metodológicas pós-coloniais, decoloniais e no pensamento radical negro contemporâneo, destaca ainda três experiências de aquilombamento no campo das artes cênicas de Salvador-BA, analisando-as na perspectiva da ação política e de uma prática de gestão cultural insurgente e engajada.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.relation.referencesALBINATI, Mariana. Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação. Giuliana Kauark, Plínio Rattes e Nathalia Leal (orgs.).Salvador: Edufba, 2019. 407 p. (Coleção Cult). ANDRADE, Mário de. Prefácio. In: CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo . Tradução de Noêmia de Sousa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. p. 5-11. AVELAR, Romulo. O avesso da cena : notas sobre produção e gestão cultural. BH: Duo Editorial, 2008. BARBALHO, Alexandre; COSTA, Leonardo; RUBIM, Albino. Formação em organização da cultura. In: site Mapeamento da Formação em Organização Cultural no Brasil. CULT / UFBA, 2009 (on line). Disponível em: < http://www.organizacaocultural.ufba.br/apontamentos_iniciais.pdf >. Acesso em: 9 de dez. 2019; BARBOSA, Fernanda Júlia. Ancestralidade em cena : candomblé e teatro na formação de uma encenadora. 2016. 217 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23645/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20arquivo%2 0completo.pdf > . Acesso em: 10 out. 2021. BARROS, José Márcio. Palestra: Mercado de trabalho em mutação: gestão cultural e formação profissional. 1º Seminário Internacional de Gestão Cultural . MG: Belo Horizonte, 2008. BATISTA, P. C. O quilombismo em espaços urbanos: 130 após a abolição. Revista Extraprensa, [S. l.] , v. 12, p. 377-396, 2019. DOI: 10.11606/extraprensa2019.153780. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/153780 >. Acesso em: 26 nov. 2021 . BATISTA, Simone Braz. Mulheres Negras e produção cultural : atravessamentos de raça e gênero. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Relações- Étnico Raciais, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2018. BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiasporico . 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. BHABHA, Homi. O Local da Cultura . Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001; BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico . Lisboa: Difel, 1989. CAHEN, Michael, BRAGA, Ruy. Para além do pós (-) colonial. 1ª edição. São Paulo: Alameda, 2018. CANCLINI, Néstor García (coord.) Cadernos de Pesquisa : a institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais. n.1 [recurso eletrônico]. 1.ed.São Paulo: Editora Amavisse, 2021. CARVALHO, Francine Adelino. Formações identitárias no pós-colonialismo : quem é o sujeito negro? TEIAS: Rio de Janeiro, ano 11, nº 21, 2010. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o Colonialismo . Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano : Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998 CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS , v. 1, 2009, p. 73-82; CUNHA, Maria Helena. Gestão da Cultura: perspectivas e desafios de transformação social. In: II SEMINARIO – TALLER LA PARTICIPACIÓN DE LOS AGENTES SOCIALES EN LA CULTURA Y EL DESARROLLO: INTERCULTURALIDAD Y DERECHOS CULTURALES, II, 2009, Ciudad de México. Anais do II Seminario – Taller. Ciudad de México: 2009. p. 1-11. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas . Salvador: EDUFBA, 2018. GONÇALVES, Ana. Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006. GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro , v. 92, n. 93, p. 69-82, 1988. HALL, Stuart. Da diáspora : identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. HALL, Stuart. Raça, O Significante Flutuante. Liv Sovik (tradução) em colaboração com Katia Santos. Z Cultural , Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Ano VIII, 2, 2015, p. 1. hooks, bell. Anseios : raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019. KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação : Episódios do racismo cotidiano. Rio de janeiro: Cobogó, 2019. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo . São Paulo: Companhia das Letras, 2019. LIMA, Diane. Não me aguarde na retina: a importância da prática curatorial na perspectiva decolonial das mulheres negras. Revista Internacional de Direitos Humanos , v. 15, n. 28, p. 245-257, 2018. LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 307 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/283930>. Acesso em: 16 ago. 2018. MACHADO, Laís. Editorial. In: PAIM, Mariana; ROCHA, Sanara (org.). NZILA APÓ . Salvador: Futurismo Ladino Amefricanas, 2021, p. 70. MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, J; MALDONADO-TORRES, N; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico . Belo Horizonte: Autêntica, 2018. MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombras . São Paulo: Perspectiva, 1995. MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais (Org. Graciela Ravetti e Márcia Arbex). Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, 2002. pp. 69-92. MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-Asiáticos , n. 1, 2001, p. 172-209; MOMBAÇA, Jota. A coisa tá branca. Lisboa: Buala, 2017 (online). Disponível em: < https://www.buala.org/pt/mukanda/a-coisa-ta-branca >. Acesso em 04 de fev. 2020. MUNANGA, K. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, [S. l.] , n. 28, p. 56-63, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i28p56-63. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/28364 >. Acesso em: 26 nov. 2021 . NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo : documentos de uma militância pan-africanista. RJ: Ipeafro, 2019. NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica : sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP: Instituto Kuanza, 2006, p. 117-125. NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: significado e intenções. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). A Matriz Africana no Mundo . SP: Selo Negro, 2008, p. 29-54; NUSSBAUMER, Gisele. KAUARK, Giuliana. Formação e prática em gestão cultural: entre o tecnicismo e o engajamento. Extraprensa , São Paulo, v. 14, n. 2, p. 197 – 210, jan./jun. 2021. OLIVEIRA, Taiguara Belo de. O novo engajamento cultural : militância e trabalho com políticas públicas em são paulo. 2018. 254 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Ó PAÍ, Ó. Direção de Monique Gardenberg. Produção de Paula Lavigne. 2007. (98 min.), color. ÔRÍ. Autoria do texto de locução: Beatriz Nascimento. Roteiro: Raquel Gerber. São Paulo: Angra Filmes Ltda.; Fundação do Cinema Brasileiro, 1989. Color. Disponível em: https://negrasoulblog.wordpress.com/2016/08/25/309/. Acesso em: 20 out. 2021. PATROCÍNIO, Soraya Martins. O Teatro na Produção Fabular e Crítica De Um Pensamento Antirracista. Pensares em Revista , n. 22, p. 75-91, 2021. PATROCÍNIO, Soraya Martins. Sobre Infinitudes e Teatralidades desejantes de Festa. Ephemera-Revista do Programa em Pós Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto , v. 3, n. 6, p. 61-72, 2020. PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas , v. 16, n. 32, p. 337-356, 2015. RAMOS, Bárbara Helodora Andrade. A Especificidade da gestão cultural no Brasil : uma leitura crítica dos anais do enecult (2005-2014). 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015. RATTS, Alex. Eu sou atlântica : sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. SP: Instituto Kuanza, 2006, p. 117-125. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações . Brasília: INCTI/UnB, 2015 SANTOS, Luana Diana. INTELECTUAIS NEGRAS INSURGENTES: o protagonismo de petronilha beatriz gonçalves e silva e nilma lino gomes. 2018. 110 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. SILVA, Denise Ferreira da. A dívida impagável : lendo cenas de valor contra a flecha do tempo. São Paulo: Oficina de Imaginação Política, 2019. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais . Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-75. SIMAS, L. A. O corpo encantado das ruas . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. SODRÉ, Muniz A. C. Pensar nagô . Rio de Janeiro: Vozes, 2017, 238 p. SOUTO, Stéfane Silva de Souza. Aquilombar-se: insurgências negras na gestão cultural contemporânea. Metamorfose : revista interdisciplinar de arte, ciência e tecnologia, Salvador, v. 4, n. 4, p. 133-144, jun. 2020a. Semestral. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/metamorfose/article/view/34426/21352 >. Acesso em: 10 fev. 2021. SOUTO, Stéfane Silva de Souza. Quilombos urbanos surgem como polos culturais na disputa por um novo Brasil. [Entrevista Concedida a] Thais Regina. Ecoa, São Paulo, 15 out, 2020b. Disponível em: < https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/10/15/quilombos-urbanos-surgem-comopolos- culturais-na-disputa-por-um-novo-brasil.htm > . Acesso em: 15 out. 2020. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro : ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Editora Companhia das Letras, 2021. TOLEDO, Daniel (org.). Indie.gestão : práticas para artistas/gestores ou como assobiar e chupar cana ao mesmo tempo /. Belo Horizonte: Ja.Ca, 2014. UZEL, Marcos. O Teatro do Bando Negro, Baiano e Popular . Salvador: Ministério da Cultura, Fundação Palmares. 2003 VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com , n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: < http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/66904 >. Acesso em: 24 nov. 2021. VICH, Victor. Desculturalizar a cultura - Desafios atuais das políticas culturais. PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura , n. 8, p. 11-21, 4 mar. 2015. VICH,Victor . O que é um gestor? In: CALABRE, Lia; REBELLO, Deborah (orgs). Políticas culturais: conjunturas e territorialidades . São Paulo: Itaú Cultural, 2017. p. 49-54. Disponível em: < https://issuu.com/itaucultural/docs/ic-polculturais_vol3__online__af >. Acesso em: 9 ago. 2021. VILUTIS, Luana. Gestão cultural comunitária em três dimensões: simbólica, cidadã e econômica. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas (org.). Gestão cultural . 13. ed. Salvador: EDUFBA, 2019.pt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/9590814187790033pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Aquilombamento_Aprovada_06.01.22_Stéfane Souto_Revisada_Ficha catalográfica.pdfDissertação_SOUTO_Aquilombamento_um referencial negro para uma gestão cultural insurgente_202113,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.