Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Izabela Machado-
dc.date.accessioned2022-10-07T13:49:07Z-
dc.date.available2022-10-07T13:49:07Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Izabela Machado. O uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da cartografia escolar no ensino fundamental II. 75 f.: il. 2021. TCC (Graduação em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36111-
dc.description.abstractCartography is present in the Geography curriculum in all years of basic education, providing the student, among other things, with an approximation link between the phenomena that occur in geographic space and its lived space. Although technological advances in recent years have enabled the improvement of teaching methodologies, it is noticeable that the teaching of Cartography does not follow such modernization, comprising a learning process based on traditional teaching methodologies, which commonly occur through memorization and repetition of information. In this direction, the aim of this work is anchored on the analysis of how active methodologies and the use of Digital Technologies of Information and Communication can be constituted as a possible methodological alternative for a more meaningful learning. This work is structured around the following methodological steps: literature review on school cartography; the identification of skills and competences associated with the teaching of cartography proposed by the Common National Curriculum Base; the survey of scientific productions that address experiences associating the use of active methodologies with the teaching of cartography; the application of three practices using active methods with students from the 6th year 9th year of elementary school and later, in order to validate the proposed practices, a questionnaire was applied to the students of the respective classes. Mostly, the results obtained indicated that students considered a significant improvement in the understanding of cartographic elementspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC’spt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectCartografia -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherActive methodologiespt_BR
dc.subject.otherDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subject.otherSchool cartographypt_BR
dc.subject.otherCartography -- Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem da cartografia escolar no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe use of active methodologies in the teaching and learning process of school cartography in elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Erika do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392220131883707pt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira, Erika do Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392220131883707pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Elaine Gomes Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3354856214279485pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Gerlan Oliveira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312541190634145pt_BR
dc.creator.ID0000-0002-2899-5850pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9170405070424267pt_BR
dc.description.resumoA Cartografia está presente no currículo de Geografia em todos os anos da educação básica, possibilitando ao estudante, dentre outras coisas, um elo de aproximação entre os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico e o seu espaço vivido. Embora os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos tenham possibilitado o aprimoramento das metodologias de ensino, é perceptível que o ensino de Cartografia não acompanha tal modernização, compreendendo um processo de aprendizagem pautado em metodologias tradicionais de ensino, que comumente ocorrem através da memorização e repetição de informações. Nesta direção, o intuito deste trabalho está ancorado sobre a análise de como as metodologias ativas e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem se constituir enquanto uma alternativa metodológica possível para uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho estrutura-se sob as seguintes etapas metodológicas: revisão de literatura sobre a cartografia escolar; a identificação das habilidades e competências associadas ao ensino de cartografia propostas pela Base Nacional Comum Curricular; o levantamento de produções científicas que abordam experiências associando o uso de metodologias ativas com o ensino de cartografia; a aplicação de três práticas utilizando métodos ativos com estudantes do 6º ano 9º ano do ensino fundamental e posteriormente, a fim de validar as práticas propostas, foi aplicado um questionário com os estudantes das respectivas turmas. Majoritariamente, os resultados obtidos indicaram que os estudantes consideraram uma melhora expressiva na compreensão dos elementos cartográficos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.type.degreeBachareladopt_BR
dc.publisher.courseGEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Geografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Izabela Machado_final e entregue15122021.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Izabela Machado Silva1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.