Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36071
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Incidência de reações de hipersensibilidade ao abacavir em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana em hospital universitário da Bahia
metadata.dc.creator: Barreto, Raphael Gusmão
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Carlos Roberto Brites
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Carlos Roberto Brites
metadata.dc.contributor.referee2: Paste, Áurea Angélica
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Jacy Amaral Freire de
metadata.dc.description.resumo: O abacavir é um fármaco inibidor nucleosídico da transcriptase reversa utilizado como componente da terapia antirretroviral altamente ativa contra o HIV. Está documentado na literatura a existência de uma Reação de Hipersensibilidade que surge em até seis semanas após o inicio do uso do abacavir entre 5% a 8% dos pacientes. Essa reação é definida como uma síndrome multissitêmica ameaçadora à vida que se apresenta com a presença de febre, sintomas respiratórios agudos (tosse, dispneia e faringite), fadiga, sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais) e rash cutâneo. A Reação de Hipersensibilidade está fortemente relacionada com o gene HLA B*57-01, e o teste para detecção da presença desse gene está preconizado em outros países, no entanto, no Brasil, não é realizado esse teste. Será conduzido um estudo longitudinal retrospectivo cujo objetivo principal é de quantificar a frequência da Reação de Hipersensibilidade ao abacavir em todos os pacientes que fizeram uso, acompanhados no Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgar Santos, na Bahia, entre os anos de 2010 e 2017. Os prontuários dos 211 pacientes acompanhados serão analisados a partir do uso da referida droga e serão coletadas informações acerca da Reação de Hipersensibilidade bem como acerca das características clínicas e epidemiológicas deste grupo de indivíduos.
Palabras clave : Hipersensibilidade
Antirretroviral
HIV
Abacavir
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citación : BARRETO, Raphael Gusmão. Incidência de reações de hipersensibilidade ao abacavir em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana em hospital universitário da Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36071
Fecha de publicación : 28-nov-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.