Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36065
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Economia solidária e cooperativismo como política de transformação social
Autor(es): Félix, Silas Rafael Nascimento
Primeiro Orientador: Sampaio, Nuno Teles
Segundo Orientador: Jeziorny, Daniel Lemos
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Nuno Teles
metadata.dc.contributor.referee2: Jeziorny, Daniel Lemos
metadata.dc.contributor.referee3: de Oliveira, Gilca Garcia
Resumo: Este trabalho irá debater o potencial de transformação social da Economia Solidária no Brasil como modelo de produção para uma sociedade transformadora, que cumpre o papel de preparação dos trabalhadores para a autogestão global da produção a partir dos princípios da teoria Desenvolvimentista-Marxista. Para isso analisa-se como se dá a reprodução do capitalismo em países da periferia, como é o caso brasileiro, para a partir daí observar como os Empreendimentos da Economia Solidária se relacionam com essa estrutura, podendo então identificar suas potencialidades e suas limitações como instrumento de transformação social. Se conclui que a Economia Solidária pode cumprir o papel de preparar os trabalhadores para a autogestão da sociedade transformada, caso se alie a um projeto político que tem como objetivo a transformação da sociedade capitalista.
Abstract: This work will discuss the social transformation potential of the Solidarity Economy in Brazil as a production model for a transforming society, which fulfills the role of preparing workers for a global self-management of production based on the principles of Developmentalist-Marxist. For this, it is analyzed how the reproduction of capitalism takes place in peripheral countries, as is the case in Brazil, in order to observe how Solidarity Economy Entrepreneurs relate to this structure, thus being able to identify its potentialities and its specific characteristics as an instrument of social transformation. It is concluded that the Solidarity Economy can fulfill the role of preparing workers for the self-management of the transformed society, if it is a political project that aims to transform capitalist society.
Palavras-chave: Cooperativa
Economia solidária
Transformação social
Desenvolvimentismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36065
Data do documento: 6-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Repositório 26-09.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.