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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Marcas da mediatização no jornalismo fact-checking: um estudo sobre a cobertura da pandemia de covid-19 realizada por Agência Lupa e Aos Fatos
metadata.dc.creator: Damasceno, Daniel de Rezende
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Giovandro Marcus
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Giovandro Marcus
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Ivanise Hilbig de
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Claudiane de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas últimas décadas, em destaque a popularização da internet comercial e móvel, conjuntamente às diversas práticas sociais que emergiram neste novo contexto – fenômeno que podemos considerar como uma ‘revolução do acesso’, reconfiguraram as relações entre as instâncias de produção e de reconhecimento do sistema mediático, assim como dinamizaram a circulação discursiva entre esses dois polos. No caso específico do campo jornalístico, essencialmente responsável pela produção de conteúdo informativo e por parte da formação da esfera pública mediática, podemos pontuar diversas mudanças dentro e fora do ambiente de trabalho das redações. Sendo assim, a prática de fact-checking emerge enquanto uma resposta contundente a tais inquietações. Cabe lembrar que as competências profissionais de apuração e verificação de dados sempre foram essenciais no trabalho noticioso, mas que se reconfiguram na contemporaneidade. Com efeito, diversos veículos de checagem emergiram na paisagem mediática. No Brasil não foi diferente, por isso nos debruçamos sobre dois destes: Agência Lupa e Aos Fatos. Neste sentido, este trabalho busca analisar as estratégias discursivas utilizadas por dois veículos digitais especializados em checagens de fatos, Agência Lupa e Aos Fatos, durante o primeiro ano de pandemia de COVID- 19, com o intuito de compreender a incidência dos processos de mediatização nesta forma de fazer jornalístico.
Abstract: The development of communication technologies in recent decades, highlighting the popularization of the commercial and mobile internet, together with the various social practices that emerged in this new context – a phenomenon that we can consider as a 'access revolution', they reconfigured the relations between the instances of production and recognition of the media system, as well as dynamized the discursive circulation between these two poles. In the specific case of the journalistic field, essentially responsible for the production of informative content and for part of the formation of the media public sphere, we can point out several changes inside and outside the work environment of newsrooms. Therefore, the practice of fact-checking emerges as a forceful response to such concerns. It is worth remembering that the professional skills of data verification and verification have always been essential in news work, but they are reconfigured in contemporary times. Indeed, several verification vehicles have emerged in the media landscape. In Brazil it was no different, so we looked at two of these: Agência Lupa and Aos Fatos. In this sense, this work seeks to analyze the discursive strategies used by two digital vehicles specialized in fact checking, Agência Lupa and Aos Fatos, during the first year of the COVID-19 pandemic, in order to understand the incidence of mediatization processes in this context. way of doing journalism.
Keywords: Fact-checking
Discurso
Verdade
Mediatização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36046
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertação (PÓSCOM)

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