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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do nível de transparência das empresas: um exame de websites corporativos de relações com investidores
Autor(es): Galdino-Sá, Renata Regina
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Gomes, Olímpio Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Júnior, Antônio Francisco de Almeida da
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Olímpio Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Pinho, José Antonio
Resumo: No contexto do conflito agente-principal, no qual se espera maior disseminação de informações, este trabalho apresenta uma metodologia para mensurar o nível de transparência conferido pelas empresas por meio de seus websites corporativos de relações com investidores. A metodologia considera quatro dimensões: a primeira consiste em uma lista de 99 itens correspondendo a elementos de informação do que se espera que as empresas divulguem por meio de seus websites de relações com investidores; a segunda, na avaliação, por avaliadores voluntários, da existência e qualidade de cada um desses elementos de informação nos websites medida considerando aspectos de facilidade de acesso, atualização e completude da informação; a terceira e a quarta dimensões consistem na atribuição de pesos aos índices de transparência dados pelos avaliadores voluntários considerando a natureza da exigência do elemento de informação (se tem origem legal, regulamentar, em boas práticas de mercado ou indicação acadêmica) e sua relevância para as tomadas de decisão de acionistas e investidores, esta avaliada por profissionais com ampla visão de mercado. Por aplicação dessa metodologia, em média, verificou-se que estatais brasileiras não são mais transparentes que empresas privadas atuantes no país; que empresas listadas em segmentos especiais da bolsa não são mais transparentes que aquelas em segmentos de menores níveis de exigência; e que bancos, seguradoras e estatais não são mais transparentes que empresas de outros segmentos. Pretende-se que essa metodologia contribua na discussão sobre importância da transparência em sua ligação com o aumento de valor para os acionistas e para a sociedade em geral, e em particular em sua relação com a redução de atos de corrupção e de fraudes.
Abstract: In the context of the principal-agent conflict, in which a greater dissemination of information is expected, this paper presents a methodology for measuring the level of transparency conferred by companies through its corporate investor relations websites. The methodology considers four dimensions: the first consists of a list of 99 items corresponding to information elements of what companies are expected to disclose through their investor relations websites; the second, in the evaluation, by voluntary evaluators, of the existence and quality of each of these information elements in the websites measured considering the aspects easy access, updating and completeness of the information; the third and fourth dimensions are the attribution of weights to the transparency indexes given by the voluntary evaluators, considering the nature of the requirement of the information element (whether it is legal, regulatory, good market practice or academic indication) and its relevance to decision-making of shareholders and investors, is evaluated by professionals with a broad market vision. By applying this methodology, on average, it was verified that Brazilian state-owned companies are no more transparent than private companies operating in the country; that companies listed in special segments of the stock market are no more transparent than those in segments with lower levels of demand; and that banks, insurance companies and state companies are no more transparent than companies from other segments. It is intended that this methodology contributes to the discussion about the importance of transparency in its connection with the increase of value for shareholders and for society in general, and in particular in its relation with the reduction of acts of corruption and fraud.
Palavras-chave: Governança Corporativa
Transparência
Website Corporativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36016
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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