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Tipo: Tese
Título: Via metropolitana: dinâmica da cobertura e uso da terra após implantação em Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador - Bahia, Brasil
Título(s) alternativo(s): Metropolitan route: dynamics of land cover and use after implementation in Lauro de Freitas, Camaçari and Salvador - Bahia, Brazil
Autor(es): Zaloti, Fábia Antunes
Primeiro Orientador: Nascimento, Dária Mara Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Dária Maria Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Pablo Santana
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Gilberto Corso
metadata.dc.contributor.referee4: Agra Filho, Severino Soares
metadata.dc.contributor.referee5: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise das alterações da cobertura e uso da terra a partir da implantação da via Metropolitana, por meio do mapeamento, nos anos de 2009, 2017, 2018 e 2020, na escala 1:50.000, em Lauro de Freitas, Salvador e Camaçari no estado da Bahia. Foram identificadas e mapeadas sete classes do nível I da cobertura e uso da terra, 13 classes do nível II e 26 classes do nível III, mediante dados de Sensoriamento Remoto e técnicas de processamento digital de imagens, incluindo interpretação visual de ortofotos e classificação supervisionada de imagens de satélite, bem como trabalho de campo. Em relação às modificações, considerando as classes de cobertura e uso da terra de nível I, destacam-se a ampliação de áreas urbanizadas e áreas cultivadas, e a redução das áreas com formação florestal e pioneira. A partir da análise dentro e fora da área de abrangência de 500 metros de cada lado da via, a classe de formação florestal tem uma proporção maior na área interna, e uma área menor em relação à classe de área urbanizada em todo o período analisado, ilustrando um ritmo menos acelerado na redução da classe de formação florestal e na ampliação da classe de área urbanizada, dentro da área de abrangência. Nos círculos de abrangência de raio de 500 metros, identificou-se estatisticamente que existe uma diferença entre os padrões de acréscimo da classe de área urbanizada para os círculos com e sem cruzamentos entre a via Metropolitana e outras vias, e que não houve diferença para as classes de formação florestal e área cultivada, confirmando a importância da mobilidade proporcionada pelos cruzamentos entre vias para o aumento de áreas urbanizadas. Na comparação da estimativa de temperatura de superfície e a cobertura e uso da terra, os acréscimos ocorreram nas áreas onde a classe de área urbanizada passou por ampliações no período analisado. Na análise da cobertura e uso da terra com as áreas de preservação permanente de nascentes e cursos d’água observou-se um avanço das classes de área urbanizada, área cultivada, solo exposto e mineração. E a partir das métricas da paisagem confirmou-se a fragmentação e redução da classe de formação florestal e pioneira, após a implantação da via. Na verificação das leis, decretos, resoluções federais e estaduais, e do plano diretor de desenvolvimento municipal ou urbano, notou-se que há muitos instrumentos legais para aplicar-se no território para o ordenamento, planejamento, gestão, e conservação dos recursos ambientais, porém muitos desses instrumentos às vezes não se integram e no nível municipal existe um estímulo a expansão urbana. O resultado desta pesquisa revela um diagnóstico das transformações no período de 11 anos ao longo da via Metropolitana, considerando os recursos naturais nos municípios, sobretudo em áreas de preservação permanente, que podem e devem ser utilizados no planejamento territorial e ambiental, para auxiliar futuros projetos de desenvolvimento e conservação.
Abstract: This research presents an analysis of changes in land cover and land use as of the construction of the Metropolitan Road, by mapping in the years 2009, 2017, 2018 and 2020, at a scale of 1:50.000, in Lauro de Freitas, Salvador and Camaçari, in the State of Bahia. Seven classes of level I of land cover and land use, thirteen level II, and twenty-six level III were identified and mapped through Remote Sensing data and digital image processing techniques, including visual interpretation of orthophotos and supervised classification of satellite images, as well as fieldwork. Regarding the changes, the land cover and land use classes of level I stand out the expansion of urbanized areas and cultivated land, and also the reduction of areas with forestry and pioneer formation. Based on the analysis inside and outside the buffer area of 500 meters on each side of the road, the forest formation class has a greater proportion in the internal area, and the urbanized area class has a smaller area throughout the analyzed period, illustrating a slower pace in the reduction of the forest formation class and in the expansion of the urbanized area class within the buffer area. In the buffer circles with a radius of 500 meters, it was statistically identified that there was a difference between the patterns of increase of urbanized area class for the circles where the Metropolitan Road did and did not intersect with other roads. Moreover, there was no difference regarding the forest formation and cultivated area classes, demonstrating the importance of mobility provided by intersections between roads for the increase of urbanized areas. Comparing the surface temperature estimate and the land cover and land use, the increases occurred in areas where the urban area class underwent expansions over the analyzed period. In the analysis of land cover and land use with the permanent preservation areas of springs and watercourses, there was an advance over urban area, cultivated area, exposed soil and mining area classes. Based on the landscape metrics, the fragmentation and reduction of the class of forest and pioneer formation was confirmed after the construction of the road. After verifying federal and state laws, decrees, resolutions, and even the master plan for municipal or urban development, it was noted that there are many legal apparatuses to be applied in the territory for ordering, planning, management, and preservation of environmental resources. However, many of these instruments are sometimes not integrated and at the municipal level there is a stimulus for urban expansion. The result of this research reveals a diagnosis of the transformations through an 11-year period along the Metropolitan Road considering the natural resources in the municipalities, especially in areas of permanent preservation which can and should be used in territorial and environmental planning, in order to assist future development and conservation projects.
Palavras-chave: Cobertura e uso da terra - Lauro de Freitas (BA)
Temperatura de superfície terrestre
Área de preservação permanente
Métricas da paisagem
Via Metropolitana
Solo urbano - Uso
Cobertura de terra e uso da terra - Camaçari, Brasil (Bahia)
Cobertura de terra e uso da terra - Salvador (BA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
Citação: ZALOTI, Fábia Antunes. Via Metropolitana: dinâmica da cobertura e uso da terra após implantação em Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador - Bahia, Brasil. 2022. 262 f. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36015
Data do documento: 3-Jun-2022
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