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Tipo: Dissertação
Título: “Deu Match!”. O encontro de interesses entre o investimento social privado e as organizações da sociedade civil como oportunidade para desenvolvimento de territórios: um estudo envolvendo experiências no Brasil
Autor(es): Fonseca, Mouana Sioufi
Primeiro Orientador: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Cajazeira, Jorge Emanuel Reis
metadata.dc.contributor.referee3: Coutinho, Ricardo
Resumo: O volume de recursos do Investimento Social Privado no Brasil atinge cifras bilionárias, segundo o Censo GIFE 2018. Fundamentada em referenciais teóricos acerca de Responsabilidade Social Empresarial, Desenvolvimento Sustentável, Investimento Social Privado, Gestão Social de Territórios e Design Thinking, esta pesquisa traz a análise de como as empresas estudadas direcionam seus investimentos em prol do desenvolvimento da região onde impactam com suas atividades. Também apresenta as formas que essas empresas lançam mão para envolver a população impactada nesse processo, trazendo para a discussão as demandas legítimas desse mesmo território. Para embasar a discussão acerca dessas questões, foram estudados os casos de Gestão Social de uma empresa global de reflorestamento para produção de celulose, localizada no Litoral Norte e Agreste baiano, que tem como região de atuação 31 municípios e mais de trezentas comunidades; e o caso da gestão social de uma mineradora com atuação global, que, dentre outros territórios, também atua no sudeste do Pará, na região onde está localizado o maior complexo minerador do país e um dos maiores do mundo. A partir das duas experiências em cenários e negócios totalmente diferentes, foi possível trazer insumos para elaborar uma Tecnologia de Gestão Social, que tem como base um instrumento diagnóstico com informações acerca dos atores sociais envolvidos no território. Tais informações estarão disponibilizadas em uma plataforma que pretende proporcionar o encontro de interesses entre a gestão desse investimento e as necessidades das populações locais, minimizando impactos e colaborando no desenvolvimento local.
Abstract: The volume of resources of Private Social Investment in Brazil reaches billions of Reais, according to the GIFE Census 2018. Based on theorical references about Corporate Social Responsibility, Sustainable Development, Private Social Investment, Social Management of Territories and Design Thinking, this research brings the analysis of how studied companies direct their investments towards the development of the region where they impact with their activities. It also presents the ways that these companies use to involve the impacted population in this process, bringing to the discussion the legitimate demands of that same territory. To support the discussion on these issues, the cases of Social Management of a global reforestation company for pulp production, located in the North Coast and Agreste Bahia, which has 31 counties and more than three hundred communities, were studied; and the case of social management of a mining company with global operations, which among other territories also operates in southeastern of the state of Pará, in the region where the largest mining complex in the country and one of the largest in the world is located. From the two experiences in totally different scenarios and businesses, it was possible to bring inputs to elaborate a “Social Management Technology” that is based on a diagnostic instrument with information about the social actors involved in the territory. Such information will be made available in a platform that intends to provide the meeting of interests between the management of private social investment and the needs of local populations, minimizing impacts and collaborating in the development and transformation of the territory.
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial
Desenvolvimento sustentável
Investimento social privado
Gestão social de territórios
Design thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36005
Data do documento: 30-Nov-2020
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